Por que o sansevieria é um transplante e como realizá-lo corretamente?
Sansevier é uma suculenta herbácea sem haste, sempre verde, da família Asparagus.
É muito decorativo e despretensioso, e também se caracteriza por um rápido crescimento, vitalidade e fertilidade; portanto, a questão de como plantar uma planta da casa surge regularmente diante de seu proprietário.
Mas, para que a planta agrade sua beleza, você precisa saber tudo não apenas sobre como transplantá-la, mas também sobre o momento certo para isso.
Por que e quando você precisa transplantar uma cauda de lúcio?
O transplante de sansevieria em casa é necessário aproximadamente uma vez por ano, e um sinal para isso é geralmente um abaulamento das raízes da panela ou um grande número de novos rebentos. E se o vaso for de plástico, ele pode simplesmente explodir sob a pressão de um poderoso sistema radicular. Nesse caso, o proprietário não tem escolha a não ser transplantar a planta em outro vaso.
A planta tem uma forte dinâmica de crescimento, por isso terá que ser plantada e transplantada de tempos em tempos. Às vezes, uma flor cresce tanto em uma panela que começa a se deformar devido à abundância de folhas. Este já é um pedido claro de ajuda, e Sansevier terá que se sentar com urgência.Portanto, assim que a planta declarar que precisa de atenção, você deve adquirir imediatamente uma nova panela de barro de paredes grossas, forte e espessa, de pequena profundidade e ao mesmo tempo bastante larga. Além disso, você precisará de terrenos comprados para suculentas e boa drenagem.
Em que época do ano devo fazer isso e com que frequência?
Normalmente, novos brotos aparecem no Sansevier na primavera, mas sob condições especialmente favoráveis para ela, ela pode dar filhos o ano todo. Como transplantar e plantar uma flor em qualquer época do ano, não prejudicará sua viabilidade. Pelo contrário: tendo recebido um novo vaso espaçoso e uma extensão para o sistema radicular, será um prazer entrar em crescimento e reprodução.
A planta não tem período de descanso, goza de vida o ano todo em qualquer parapeito da janela e a qualquer temperatura acima de +15sobreC, portanto, se uma flor solicitar um transplante no inverno - você não deve recusar e adiar o assunto na primavera.
Como fazer em casa?
- Antes de tudo, você precisa escolher um recipiente no qual a flor cresça, comprar um solo adequado, argila expandida e estocar uma faca para facilitar o processo de extração da panela velha. O lado opaco da faca é mantido dentro da parede do pote para separar a terra e o Sansevier é cuidadosamente retirado.
- É melhor sacudir a terra antiga ou lavá-la das raízes em uma bacia de água.
- Uma camada de argila expandida é derramada no fundo da nova panela, a planta é assentada e polvilhada com terra.
- Adulterou e molhou a terra, se necessário, adicione o solo e o adulterou novamente.
Atenção: durante o período de adaptação, a planta pode precisar de fixação para que as folhas pesadas não superem e a panela não vire.
Regras para colocar plantas em campo aberto
Se o clima permitir e à noite a temperatura na rua nunca cai abaixo de +15sobreCom, você pode decorar seu jardim com um sansevier. É melhor realizar esses trabalhos no final da primavera ou no início do verão.
O local de pouso deve estar bem iluminado mas não exposto à luz solar direta.
- Para fazer isso, primeiro prepare o solo. Pode ser composto independentemente dos seguintes componentes:
- turfa;
- areia;
- terra de folha;
- húmus.
- Em seguida, são feitos buracos com cerca de 15 cm de profundidade no solo, nos quais novas plantas serão plantadas. Fatias de carvão ativado triturado já devem ser tratadas nas plantas.
- A drenagem é adicionada ao fundo dos poços - pequenas pedras, argila expandida, cacos quebrados.
- O solo preparado é derramado sobre a camada de drenagem.
- Estabelecer plantas jovens com uma altura de 20 cm e de 5 folhas em um arbusto.
- Adicione mais solo, regue um pouco e esmague o chão até que a planta esteja completamente fixa.
Instruções passo a passo para plantar uma flor
As raízes da flor não crescem em profundidade, mas em largura, e, às vezes, libertando a planta da panela velha, o proprietário fica surpreso ao contemplar uma enorme espiral de raízes com brotos jovens. Na natureza, a raiz, não limitada por nada, cresce como ele deseja, e os novos rebentos do sansevier simplesmente emergem do chão por todo o seu comprimento.
Você precisará de:
- faca afiada;
- um novo pote (ou vários, dependendo de quanto o sansevier cresceu);
- drenagem;
- solo para plantas suculentas ou neutro para plantas decíduas ornamentais (você pode descobrir que solo para sansevieria deve estar aqui);
- algum carvão ativado triturado.
Procedimento
- Desenhe o lado cego da faca dentro da borda da panela para separar o pedaço de terra.
- Retire o sansevier da panela e escove suavemente o chão antigo das raízes. Isso pode ser feito em uma bacia de água, enxaguando as raízes.
- Se houver muitas plantas jovens, corte cuidadosamente o rizoma com uma faca, deixando os pontos de crescimento. Revista os pontos de corte com carvão. As crianças devem preferencialmente ser separadas das plantas-mãe. Deixe secar por um dia ou coloque na água, mas ambos não são necessários para o enraizamento bem-sucedido.
- Adicione argila expandida ao fundo de vasos novos de acordo com o número de plantas.
- Coloque um novo broto em cada um e polvilhe bem com solo, compacto, água e, se possível, fortaleça até o final do período de adaptação da planta.
Cuidados adicionais
O principal cuidado que uma cauda de pique precisa em casa após um transplante é manter o equilíbrio no novo tanque. Novas raízes ainda não se espalharam por todo o vaso, e as folhas do Sansevieria são pesadas e, mesmo colocadas em um vaso de cerâmica, podem cair sob o peso das folhas.
Portanto, pela primeira vez, você pode cingir as folhas com uma fita e estabelecer um suporte para elas. Quando fica claro que a flor já fortaleceu sua posição, a fixação pode ser removida.
O que fazer se a planta não enraizar?
Esta flor é difícil de criar condições intoleráveis, é pouco exigente. Mas se após o transplante de Sansevier, ela de repente se sente mal, murcha, as folhas se enrolam, vale a pena prestar atenção nela.
- A planta não tolera alta umidade e, se o solo estiver constantemente úmido, a flor começará a doer (quais doenças e pragas podem destruir a sansevieria e como ajudar a planta, leia aqui).
- Além disso, não coloque a planta recém transplantada em um local bem iluminado. Um transplante é sempre estresse para uma flor, e é melhor experimentá-lo em condições neutras.
A cauda de pique é uma planta bonita e pouco exigente, adornará qualquer interior e saturará com oxigênio. O principal é saber como transplantar adequadamente Sansevier, e as regras para deixá-la em casa são muito simples, e até um iniciante vai lidar com elas.