Belas "pedras vivas" - Konofitum. Uma variedade de tipos e recursos de atendimento

As pedras vivas não apenas existem, elas também podem ser cultivadas facilmente no peitoril da janela.

Em miniatura, uma variedade de formas e cores de flores é definitivamente um bom motivo para dar uma olhada mais de perto no incrível conofitum. Esta planta é despretensiosa e é um prazer cultivá-la.

Aprenda sobre os tipos de conofitos existentes, como cuidar e propagá-los adequadamente em nosso artigo. Além disso, veja as fotos desta planta incrível.

Descrição e características da planta

Konofitum - suculentas de folhas de Aizovaoriginalmente da África do Sul. Na natureza, existem 270 espécies de conophytums, cujas áreas de cultivo são invariavelmente áreas áridas. A planta é miniatura, um par de folhas fundidas.

Em que parte da planta está localizado o parênquima de armazenamento de água? As placas das folhas são densas, carnudas. Nos tecidos, existe um parênquima de armazenamento de água, o que ajuda a existência de conophytum em condições naturais adversas. A suculenta pode ter a forma de um coração, um cone truncado com bordas arredondadas ou uma bola tuberosa. O caule da planta é curto, não se projeta acima do solo.

A cor da suculenta pode ser verde, azul ou marrom, às vezes intercalada. Essa aparência lhes dá uma semelhança com as pedras que cercam o conophytum no ambiente natural.

Uma planta de vida longa, mas aos 15 anos de idade é propensa a crescer demais, por isso é melhor dissecá-la.

Espécie de Conophytum em flor

Côncavo (Concavum)

Suculenta e plana em forma de travesseiro, formada por duas folhas lisas fundidas com um diâmetro de 2 cm. O espaço entre elas não é pronunciado. O corpo da planta é verde claro, ligeiramente côncavo na parte superior.

A floração começa em outubro. A flor é branca, 2 cm de diâmetro.

Duas lâminas (Bilobum)

Representa dois acinzentados acinzentados, verde-acinzentado, com uma franja avermelhada da folha, com um espaço distinto. A estrutura do corpo é em forma de coração, achatada. A planta atinge uma altura de 4 cm, uma largura de 2,5.

A floração ocorre no final de setembro. Uma flor amarela, com cerca de 3,5 cm de diâmetro, aparece no espaço entre as placas das folhas.

Friedrich (Friedrichiae)

As folhas são em forma de coração, quase completamente fundidas. Em altura, atingir 2,5 cm, criar visualmente a impressão de translucidez, ter uma cor verde acinzentada. Na borda superior, há manchas de um tom mais escuro. Flores brancas com pontas avermelhadas, com até 1 cm de diâmetro

Pearson (Pearsonii)

Um corpo esférico com cerca de 1,5 cm de altura. Disponível nas cores verde azulado a verde amarelo. As flores são rosa lilás, com 2 cm de diâmetro.

Circumpunctatum

A planta forma almofadas densas a partir de numerosos brotos pequenos e verde-azulados.

Arbusto (Frutescens)

Chapas de folhas fundidas, alongadas, de cor verde azulada. Uma flor com pétalas vermelhas ou alaranjadas tem um núcleo amarelo brilhante.

A planta tende a formar colônias devido ao rápido crescimento.

Esbranquiçado (Albescens)

A suculenta tem folhetos de cor verde-acinzentada com manchas e pubescência branca. A forma das folhas é obovada. Flores brancas com manchas amarelas.

Cônico Reverso (Obconellum)

O corpo de uma suculenta, com um diâmetro de cerca de 2 cm, tem uma forma cônica inversa. A cor das folhas é verde com pequenos pontos escuros. As flores são amarelas.

Konophytum Nanum (Nanum)

As folhas são carnudas, esféricas, com um diâmetro de apenas 7 mm. Flores com um diâmetro de cerca de 1 cm, amarelas com pétalas macias.

Eliseu (Eliseu)

Suculenta anã com folhas verde-azuladas lisas com cerca de 3 cm de circunferência. Folhetos cobertos com pequenas manchas escuras.. Flores amarelas florescem em outubro.

Flavum

Suculenta miniatura em forma de dois folhetos carnudos de cor verde com pequenas manchas marrons. Um pedicelo alto é coroado com uma flor amarela.

Pelicidum (Pelicidum)

A espécie é caracterizada por placas folhosas fundidas de cor verde-marrom. Em um pedicelo alto, há uma flor branca com um diâmetro de cerca de 3 cm.

Igual (Pageae)

Suculento com folhas lisas quase redondas de um tom azul acinzentado. Uma das maiores espécies, sua altura pode chegar a 5 cm e flores de cores amarela e laranja.

Keisatam (Quaesitum)

O corpo da planta suculenta é arredondado e plano, com uma folga na parte central.

A cor das folhas é verde-acinzentada ou verde-clara, às vezes apresenta manchas verde-escuras.

Únicas flores, cor branca.

Truncado (truncado)

O Succulent forma solavancos estreitos com várias cabeças em forma de ervilha, cada uma das quais é um par de placas de folhas fundidas, absorvidas e regeneradas a cada ano. Parte superior das folhas com tonalidade verde brilhante, azul esverdeado, verde esverdeado ou avermelhado, achatada com uma rachadura profunda. As flores são pequenas, noturnas, com um leve aroma tons de amarelo pálido.

Apiatum

A cada ano, mudando, pequenas folhas firmemente adjacentes umas às outras, verdes com um tom amarelado e manchas verde-escuras.

No outono, flores amarelas ou alaranjadas aparecem no espaço entre as folhas.

Conradii

Suculenta compacta, de cobertura do solo e sem haste. Folhas emparelhadas, com quilha triangular, 3,5 cm de comprimento e 0,9 de largura. A cor da folha de platina é verde escuro, com uma borda roxa escura. Flores com diâmetro de até 3 cm, cor amarela.

Frágil

Uma planta com um corpo arredondado eternamente verde, de cor verde claro, intercalada. Folhas nuas emparelhadas e espessas, com 1,5 cm de tamanho e flores roxas ou brancas.

Avenanta (Avenantii)

Uma suculenta anã frágil com corpo arredondado, formando tapetes e travesseiros soltos. Folhetos emparelhados, 1,5 cm de altura e largura. Achatada na parte superior e deprimida no centro. A cor da folha é acinzentada-azulada ou esverdeada-azulada.

Flores de rosa pálido, roxo ou branco são colocadas em um pedúnculo muito longo.

Kubergensky (Koubergense)

Suculento com corpos carnudos, suculentos e enferrujados. Folhetos com um diâmetro de 1-3 cm e uma altura de 1,2 cm com um topo truncado. A cor das lâminas das folhas pode ser marrom chocolate., ocre ou verde amarelado com listras brilhantes. A diferença não é pronunciada. As flores são brancas ou pálidas, rosa-púrpura em forma de estrelas.

Amarelo (Luteum)

Suculentas com 4 cm de altura, constituídas por grupos de pequenos corpos carnudos. Os folhetos são redondos, o verde acinzentado é tão densamente pressionado um contra o outro que são separados por um alcalino quase imperceptível em um topo quase plano. As flores são solitárias, amarelas.

Cuidado

Iluminação

A planta é exigente para o sol. Mas vale a pena observar as medidas de segurança com plantas recém-adquiridas ou jovens. O seu acostamento aos raios solares deve ocorrer gradualmente, caso contrário, o conophytum corre o risco de queimaduras.

A decoratividade das cores da suculenta e a força do seu corpo dependem da utilidade da iluminação. Com a falta de sol, a planta fica macia, letárgica, manchada e sem vida.

Temperatura

No verão, a planta se sente ótima ao ar livre a uma temperatura média de +30. No inverno, para o conophytum, é necessário manter uma temperatura de +15 a +6 - isso é necessário para o florescimento bem-sucedido. Se não for importante, você não pode ter medo da proximidade da planta com o radiador de aquecimento.

Localização

Em casa, os peitoris das janelas do lado sul são adequados para a colocação de um conophytum. Esse local satisfará sua fotofilia. No verão, a planta pode ser colocada em uma varanda, varanda ou levada para o jardim.

Rega

A regra principal ao molhar o conophytum é evitar o excesso de umidade. Durante o período de vegetação ativa, a rega deve ser feita com cuidado e moderação, sem cair na superfície das folhas e, o melhor de tudo, através de um palete.

Em repouso, a rega é interrompida até que a pele das folhas velhas do conophytum fique mais fina e as folhas frescas apareçam a partir daí.

Dependendo do tipo de conophytum, os períodos de vegetação ativa e dormência podem diferir no tempo. Ao sair, você precisa levar em consideração as características de uma planta específica.

Humidade do ar

Konofitum tolera muito bem o ar seco. Tais condições para ele são uma oportunidade de se sentir em um ambiente natural. Portanto, não é necessária hidratação ou pulverização adicional.

Top vestir

O conofitum pode ser alimentado durante o período de vegetação ativa uma vez por mês.

Formulações prontas para plantas suculentas são adequadas, em uma dosagem reduzida pela metade da indicada nas instruções.

Solo

O solo para o conophytum deve estar solto. Misturas de turfa categoricamente não combinam com ele. É ideal usar um substrato especial e pronto para cactos e suculentas ou preparar uma composição para o plantio, incluindo:

  • areia de rio;
  • terra de folha;
  • argila vermelha.

Em uma proporção de 2: 2: 1.

Poda

Não é necessário aparar conophytum.

Reprodução

Estacas

Produzido quando novas folhas começam a aparecer.

  1. Uma faca afiada corta suavemente uma folha fresca com parte do caule, o corte é seco por 2 dias.
  2. Em seguida, colocado em solo seco e pré-preparado e deixado para a raiz.

A primeira rega pode ser realizada em três semanas. A vantagem desse método de propagação em sua leveza, talvez o único menos, é que uma planta adulta deve estar disponível para mudas.

Sementes

O conophytum da semente produz forte. A semeadura deve ser feita no final do inverno.

  1. Se o material de plantio for adquirido de forma independente, os frutos coletados deverão ser mantidos por vários meses em uma sala escura e fresca e embebidos por várias horas antes da semeadura.
  2. As sementes são colocadas em um recipiente na superfície umedecida do solo preparado e polvilhadas com areia.
  3. Cubra com um filme e mantenha o solo úmido até que as mudas apareçam.

Você pode encontrar informações mais completas sobre os recursos de reprodução e cultivo de pedras vivas em um artigo separado.

Transplante

O transplante de conofito geralmente não é necessário, em média 1 vez em 4 anos. É melhor fazer isso quando a planta estiver em repouso. O recipiente para transplante deve ter cerca de 10 cm de profundidade, 5-10 cm de diâmetro.

  1. Uma camada de drenagem é colocada no fundo da panela nova, com pelo menos 1,5 cm de espessura.
  2. A planta é removida do tanque antigo juntamente com um pedaço de terra, as raízes são limpas do solo e lavadas com água.
A rega pode ser realizada apenas algumas semanas após o transplante.

Doenças e Pragas

A planta é altamente resistente a pragas e doenças.. Ocasionalmente, um ácaro da aranha pode aparecer, que pode ser tratado com tratamento com fungicida. Folhas podres e morte de plantas são possíveis devido ao excesso de umidade. Se as placas foliares do conophytum desbotam e perdem a cor original, a planta não possui luz suficiente.

Dificuldades de conteúdo

  • Crescimento inadequado das folhas. O velho par de folhas ainda não desapareceu e o novo já começou a crescer - o Konofitum começou a ser regado cedo na saída do estado adormecido.
  • Konofitum não floresce. As razões podem estar em nutrição insuficiente, falha nos períodos de rega, iluminação limitada.
  • Manchas marrons nas folhas - a planta recebeu uma queimadura solar.

As pedras que ganharam vida em casa não requerem cuidados especiais e complexos. Sem medo, você pode comprar um conofitum atraente, que certamente se tornará uma adição aconchegante e ao mesmo tempo original ao interior circundante.

Assista ao vídeo: Mandragora - Das Belas (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário