Regras básicas para aparar Kalanchoe
Kalanchoe é uma bela planta nativa de Madagascar, caracterizada por uma grande diversidade de espécies (a mais comum - Blosfelda e Kalandiva) e, portanto, uma variedade de cores. Além disso, Kalanchoe é muito apreciado pelos jardineiros amadores por suas propriedades curativas (por exemplo, o suco desta planta ajuda com o nariz escorrendo).
Como todas as plantas, o Kalanchoe tem características e regras de cuidados próprias, que devem ser levadas em consideração para que continuem agradando com suas cores.
Características da planta
Em geral, a planta é bastante despretensiosa, não é muito difícil cuidar dela, portanto é adequada para comprá-la como presente. Em casa, Kalanchoe, por via de regra, não mede mais que meio metro de altura. Como cuidar de Kalanchoe para que ela floresça pode ser encontrada aqui.
A planta tolera um curto período de seca com bastante facilidade.mas a rega excessiva é perigosa para ele. Ao regar, vale a pena garantir que o solo seja umedecido em toda a profundidade, mas não deve haver excesso de umidade. Vale a pena escolher uma frequência de rega para que o solo tenha tempo para secar. No verão, a rega deve ser frequente, no inverno - uma vez a cada duas semanas.
Ajuda! Kalanchoe adora luz brilhante e, no inverno, precisa de uma fonte de luz adicional. Kalanchoe é melhor mantido a uma temperatura não superior a +25 e não inferior a +12 graus, e no calor do Kalanchoe é necessário regar diariamente.No inverno, é importante evitar que a umidade entre nas folhas. Ao mesmo tempo, no verão, você precisa limpar as folhas para limpá-las do pó e protegê-las de pragas (quais são as formas de tratar o Kalanchoe de doenças e pragas?). Uma vez por mês, Kalanchoe deve ser alimentado com fertilizante especial. Um excesso de fertilizante é prejudicial para a planta! Além disso, a planta precisa de um transplante frequente (como transplantar Kalanchoe?).
O que é esse procedimento?
"Poda" refere-se à remoção de brotos desbotados e excesso de folhas. A poda é necessária para dar à planta uma forma bonita, suculência das folhas e criar condições favoráveis para a vida da planta. Como resultado da poda, o suco acumulado no interior do Kalanchoe é distribuído de maneira mais uniforme por toda a planta e a flor se torna resistente à secagem e murcha.
As regras básicas de sua implementação
As regras de poda variam de acordo com o tipo de planta:
- Kalanchoe Blossfeld, uma planta que floresce em flores vermelhas, tolera com muita calma o processo de poda.
- Com outras espécies (geralmente com plantas com flores brancas e amarelas), você precisa ser extremamente cuidadoso: se você podar ou remover muitas folhas incorretamente, isso será prejudicial para essas espécies de Kalanchoe.
Se você cortar o caule durante a poda, polvilhe imediatamente o corte com cinza de madeira.
Conselhos! Para aparar Kalanchoe, é melhor usar uma tesoura com uma lâmina afiada para evitar danos desnecessários.Como e quando?
No inverno (mais precisamente, depois de novembro), o corte de Kalanchoe não é categoricamente recomendado, pois a planta está em repouso. Você pode começar no final da primavera, mas nesse momento a planta já pode florescer. Você não pode cortar uma planta com flores! Se o Kalanchoe floresceu, o procedimento deve ser adiado até o final da floração (como cuidar da floração do Kalanchoe?).
É melhor cortar a planta de manhã (antes do almoço). Após a poda, deixe a planta descansar; não é recomendável regá-la após o procedimento.
Existem vários tipos de corte:
- Assim que a planta chegar à sua casa, você deve beliscar para formar uma coroa e definir a direção certa do crescimento. Para fazer isso, remova dois ou três folhetos extremos de cada ramo. Depois disso, novos brotos começarão a crescer.
Até atingir o resultado desejado, não permita o contato de Kalanchoe com a luz solar direta. A luz solar contribui para o rápido crescimento da planta e, portanto, a flor pode se esticar demais.
- A partir deste momento, é necessário realizar a poda preventiva periodicamente para criar uma forma bonita, e você deve fazer isso até que o resultado desejado seja alcançado. Não é necessário esperar que os brotos jovens cresçam. Você pode iniciar a poda (galhos de poda) e formar um Kalanchoe assim que novas folhas aparecerem.
Instruções passo a passo
- Se a planta cresceu e uma ponta feia e fraca se formou, remova-a.
- Para que Kalanchoe cresça em um "arbusto" espesso, monitore cuidadosamente os brotos. Remova as duas folhas superiores assim que começarem a crescer.
- Quando dois brotos aparecerem no local da pitada, deixe-os crescer até a aparência de outro par de folhas e corte-os nesse nível.
- Aguarde outro par de brotos e um terceiro par de folhas e repita o procedimento. Se a bucha ainda não tiver um belo formato arredondado (ou outro formato necessário), repita o procedimento até que o resultado desejado seja alcançado.
- A última vez que é recomendado aparar o Kalanchoe no final do outono (em novembro), de preferência em uma janela no lado sul da casa, ou no inverno no lado leste ou oeste da casa. Não esqueça que, no inverno, Kalanchoe deve ser mantido em local fresco (10 a 15 graus).
Como fazê-lo após a floração?
Podar Kalanchoe após a floração também é chamado de poda de limpeza. Antes de fazer uma poda de limpeza, verifique se a planta terminou completamente a floração.
- Nesse caso, as folhas são cortadas da mesma maneira que na poda profilática: dois ou três folhetos extremos nas hastes.
- Depois disso, remova os botões floridos (pedúnculos). Os botões são removidos na parte inferior. É necessário remover cada haste de flor para que a planta não comece a apodrecer.
Como cuidar no futuro?
No final da poda, a planta deve descansar. Neste momento, é necessário reduzir a rega e limpar a planta da luz solar direta, ou seja, para não mantê-la na janela durante o horário mais ensolarado do dia, uma mesa perto da janela é muito melhor, especialmente se a janela for cortinada com um tule transparente. O tempo pelo qual a planta deve se recuperar totalmente após o procedimento de poda é de cerca de um mês (de 20 a 40 dias).
Portanto, se você seguir todas as regras (também é aconselhável consultar jardineiros mais experientes), poderá cultivar uma bela flor em sua casa e proporcionar condições confortáveis para uma propagação adicional.