Morador brilhante de canteiros de flores petunia atrofiado: variedades, especialmente plantio e cuidados

Petúnia baixa é uma cultura decorativa, que hoje se generalizou na decoração do jardim, canteiros de flores. A planta se destaca por cores grandes e brilhantes.

Usando suas várias variedades e plantando-as em um canteiro, é realmente possível obter um arranjo floral original e incrivelmente bonito, que, com os devidos cuidados, agradará você com uma floração longa e abundante. Como crescer e cuidar desse tipo de petúnia - leia em nosso artigo. Também recomendamos assistir a um vídeo útil sobre esse tópico.

Brevemente sobre a planta e sua história

ATENÇÃO: A América do Sul continua sendo o berço das petúnias atrofiadas. A planta pertence às plantas herbáceas perenes, mas no território da Rússia elas a cultivam como anual. Petúnia não é adequada para cultivo interno. Adorna janelas e varandas apenas do lado de fora.

O nome do gênero vem da palavra petun, que significa tabaco. E isso não é acidental, uma vez que as folhas da planta se assemelham ao tabaco. Eles são de um tipo integral, localizados em pecíolos curtos. O tamanho e a forma deles variam. Nas hastes, o arranjo é alternado. As hastes são do tipo verde e ramificado. Dada a variedade de petúnias, pode ser pendurada ou ereta.

As flores de petúnias de tamanho menor se assemelham a um funil em forma. Eles podem ser grandes e pequenos, terry e simples. Sua cor é bastante larga:

  • branco
  • vermelho;
  • azul
  • lilás;
  • roxo.

Muitas vezes, você pode ver as pétalas que combinam dois tons ao mesmo tempo e têm um padrão colorido. As bordas das pétalas da petúnia são lisas e com franjas..

Foto e descrição das variedades

Petúnia de baixo crescimento e flores grandes é um grupo inteiro de petúnias, caracterizado por uma variedade de tons de flores. Inclui plantas grandes e incrivelmente bonitas, nas quais o tamanho das inflorescências é de 10 a 12 cm e inclui o aparecimento de flores de várias formas e cores: botões monofônicos da forma correta, terry e dois tons. Portanto, essas plantas precisam de aderência estrita a todas as regras da tecnologia agrícola.

Duddy F1 Series

É uma variedade híbrida que inclui flores de 6 cores diferentes. Eles diferem nas veias escuras e nas bordas brilhantes. Essa flor parece incrivelmente festiva.

Pikoti F1 Series

Esta variedade representa flores grandes e compactas. Eles têm uma borda branca ao redor da borda das pétalas.

Prism F1 Sunshine

A planta é poderosa, sua altura chega a 35 cm. O tamanho das flores também é grande, com diâmetro de até 10 cm.

Storm F1 Series

A variedade é de tamanho compacto. As flores de grande diâmetro podem ter 8 cores diferentes.

Anastasia F1

Petúnia de tamanho compacto. Difere em flores roxas e aveludadas, com um belo acabamento branco nas bordas.

Fantasy F1

É uma mistura de flores coloridas com pétalas onduladas, caracterizada por uma beleza incrível e um longo período de floração.

Recursos de desembarque

As medidas de desembarque são um processo importante, o desenvolvimento e crescimento posteriores da petúnia depende da implementação correta disso. Todas as ações devem ser realizadas levando em consideração o seguinte plano:

  1. Primeiro você precisa decidir sobre a variedade. Como o material de plantio é pequeno, é necessária uma colheita rara. Você pode usar material derramado. É bastante conveniente trabalhar com ele.
  2. A semeadura de mudas ocorre em fevereiro ou março. O final do inverno é adequado para os jardineiros que vão usar iluminação adicional.
  3. A semeadura deve ser feita sem material de plantio, basta espalhá-lo sobre a superfície da mistura do solo. Cobrir as sementes com uma camada de terra também não é necessário.
  4. Após o plantio, você deve pulverizar regularmente o solo com água.
  5. Cubra o recipiente com mudas com papel alumínio.
  6. Sujeito a todas as recomendações, os primeiros tiros podem ser esperados em 1-1,5 semanas.

Assista a um vídeo sobre o cultivo de mudas de petúnia a partir de sementes:

Requisitos do solo

Petúnia baixa prefere solos soltos, leves e muito nutritivos. Você pode cozinhar sozinho se combinar turfa, solo de relva e areia na seguinte proporção: 2: 2: 1.

Iluminação e localização

A área de plantio deve ser bem iluminada pelo sol. Se você plantar uma flor na sombra, ela se estenderá, formará folhas grandes e poucas flores. Isso afetará negativamente a aparência decorativa das petúnias. Exigirá um local que seja protegido ao máximo ao vento, pois danifica flores delicadas.

Como cuidar?

Rega e fertilizantes

Por algum tempo, petúnias atrofiadas podem ficar sem água. Mas, para o crescimento bem-sucedido, a rega é simplesmente necessária. Quando umedecido, despeje a água somente sob a raiz, sem cair nas flores, caso contrário elas podem ser arruinadas. Na estação quente, a rega é realizada 2 vezes ao dia: manhã e noite, bem como a pulverização. Somente as gotas de água devem ser as menores possíveis. Graças à pulverização, é possível evitar o aparecimento de um ácaro no mato.

Para o desenvolvimento bem-sucedido da flor e a floração longa, ele precisa de cobertura. Adicione formulações de nutrientes a cada 7-10 dias. Prossiga desde o momento do pouso até agosto. Fertilizantes complexos com alta concentração de potássio são adequados para isso. É permitido o uso de húmus ou composto, mas não fresco. Caso contrário, isso levará ao desenvolvimento de doenças fúngicas.

Doenças e Pragas Comuns

Com os devidos cuidados, a petúnia atrofiada pode suportar doenças e ataques de parasitas. Excesso ou falta de água, plantio espessado, falta de sol, acidificação do solo enfraquece sua imunidade. Entre as doenças virais e bacterianas, um perigo especial para a petúnia é:

  • mosaico de pepino e tabaco;
  • galhas de folhas;
  • vírus de batata e tomate;
  • necrose do tabaco.
IMPORTANTE: São caracterizados por manchas necróticas e cloróticas, um padrão de mosaico nas folhas e também pela deformação de diferentes elementos da flor. A planta afetada deve ser removida e queimada. Para prevenção, realize o combate aos pulgões, uma vez que é um mascate dessas doenças.

As doenças fúngicas comuns incluem:

  • oídio;
  • praga tardia;
  • perna preta;
  • mancha marrom.

Preparações contendo cobre são adequadas para o controle de doenças fúngicas.. Preparações biológicas e químicas como a Fitosporina e Tricodermina também são eficazes.

As pragas mais perigosas das petúnias incluem:

  • pulgões;
  • lesmas;
  • carrapatos;
  • mosca branca.

Para combatê-los, são usados ​​inseticidas, incluindo Confidor, Aktara. Para combater o ácaro, preparações especiais são adequadas: Demitan, Actellik. Para afastar lesmas no chão, disperse o metaldeído.

Reprodução

Estacas

O corte de petúnias é a maneira mais difícil de reproduzir. É perfeito para criar variedades decorativas caprichosas de petúnia. Para dominar esse processo, são necessárias certa experiência e conhecimento.

As estacas são realizadas no início de março e, durante a primavera e o verão, os petúnia florescem em campo aberto. Mas a vegetação normal começa apenas no final do inverno. Nesse caso, a iluminação e a qualidade da água são importantes. As plantas terão que ser destacadas por 16 horas.

Assim que um arbusto exuberante é formado, é possível cortar as estacas e colocá-las no chão para fazer o enraizamento. Devido à mistura nutritiva do solo, iluminação de alta qualidade e temperatura adequada, a petúnia ficará ótima e encantará os olhos. Após 7 dias, as raízes voltarão a crescer, para que a planta possa ser transplantada em vasos separados ou em campo aberto.

Assista ao vídeo sobre as mudas de petúnias:

Sementes

Usando sementes, nem sempre é possível cultivar as mudas desejadas. Isso se deve ao fato de que sementes de alta qualidade nem sempre aparecem nas embalagens com material de plantio. Além disso, as mudas precisam de um cuidado bastante cuidadoso, que nem sempre é realizado por produtores inexperientes.

DICA: Se você plantar sementes no final do inverno, as mudas exigirão iluminação adicional. Além disso, as plantas frequentemente adoecem com um fungo. Para protegê-los disso, é necessário monitorar cuidadosamente o teor de umidade do solo.

Possíveis problemas

No processo de cultivo de petúnias de tamanho menor, podem surgir alguns problemas:

  1. Falta de floração e aparência desleixada da planta. Isso ocorre com fortes inundações do solo ou chuvas prolongadas. Se possível, é melhor transferir os vasos de flores para o abrigo e normalizar a rega.
  2. Falta de floração abundante. Esse problema pode ocorrer com curativos de baixa qualidade e quando não remover botões desbotados. Eles não dão ao arbusto um efeito decorativo, mas a própria planta gasta muita energia na formação de frutas, não em novas inflorescências.
  3. Formação de plantas necessária, por sua aparência magnífica, bonita e elegante. Para esses fins, aperte os brotos sobre as 3ª folhas. Esta será uma excelente estimulação para a colocação de botões de flores.

Conclusão

Uma petúnia curta é uma planta ornamental espetacular que possui flores grandes e brilhantes. A petúnia é capaz de deliciar-se com a sua longa floração apenas sob a condição de cuidados de qualidade. Não é difícil, mas deve ser realizado de forma clara e sem desvios da norma. Então a planta estará sempre saudável, não perderá seu efeito decorativo e encantará a todos com sua floração.

Assista ao vídeo: Especial cultivo de orquídea Oncidium (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário