É possível salvar uma orquídea sem raízes e folhas e como fazê-lo?

As orquídeas há muito ganham popularidade e, por muito tempo, encantam os olhos com sua bela floração. Mas e se a flor favorita perdeu suas raízes? Claro, este é um momento desagradável, mas não se desespere.

Usando o algoritmo de ação correto e mais importante, rápido, você pode salvar seu animal de estimação da morte. Nós lhe diremos exatamente como reanimar uma flor sem raízes e também o que fazer se suas folhas ficarem lentas ou até todas caírem.

A importância dessas peças para a planta

De acordo com a estrutura e aparência das folhas das orquídeas, pode-se argumentar que essas plantas estão perfeitamente adaptadas às condições ambientais.

As orquídeas que crescem em regiões áridas têm uma folha densa e carnuda. As plantas que vivem no sol escaldante têm folhas espessadas.

As orquídeas que amam a sombra têm uma folha fina e dobrada. A cor das folhas desta flor é principalmente verde, tons variados raramente podem ser encontrados.

Devido às folhas, são realizadas fotossíntese, respiração e evaporação da umidade. As raízes das orquídeas também são dotadas de muitas funções.:

  • fotossíntese;
  • fixação ao substrato;
  • acumulação e absorção de umidade e nutrientes.

As raízes da planta são cobertas com um tecido especial - velame, que consiste em células mortas. Esse tecido é preenchido com ar e, como uma esponja, pode absorver e acumular umidade. Velamen fornece proteção às raízes contra estresse mecânico e secagem. Quanto mais secas as condições da flor, mais espessa é a camada de velame nas raízes.

Muitas vezes acontece que as folhas e raízes de uma planta secam ou apodrecem. Isso afeta não apenas a aparência da orquídea, mas também afeta seu crescimento e floração. Para que esses problemas não levem à morte, medidas urgentes devem ser tomadas.

Razões para a perda

A principal tarefa é descobrir por que ocorreu a perda de raízes. A orquídea é uma planta tropical e condições como:

  1. Iluminação insuficiente. Para a formação de novas células, como é sabido, a fotossíntese deve ocorrer, o que é impossível sem uma boa iluminação.Com a falta de luz, a planta "adormece", a água não é consumida, que se acumula no tecido radicular poroso, devido à rega regular.
  2. Frio. A temperatura reduzida em condições de iluminação suficiente não prejudica a orquídea, pelo contrário, melhora o processo de floração. Mas no caso em que a planta não absorve a umidade recebida, o frio é um perigo. A baixas temperaturas, a evaporação do excesso de umidade do substrato é inibida, o desenvolvimento de fungos e bactérias é ativado e o sistema radicular começa a apodrecer.
  3. Alta umidade. A camada superior da raiz da orquídea, como uma esponja, absorve continuamente a umidade, mesmo que o caule e as folhas não precisem dela. Devido à estagnação da umidade no substrato, os patógenos se multiplicam.
  4. Abuso de fertilizantes. As raízes desta flor são muito tenras e sensíveis a uma quantidade excessiva de macrocélulas, especialmente no que diz respeito ao fósforo e ao potássio. Um aumento da dose ou uma alta concentração de fertilizantes pode causar queimaduras. Depois disso, ocorre a secagem e a morte das raízes.
  5. Doenças fúngicas. Em condições de umidade constante, a planta é exposta a doenças fúngicas. Com a rápida propagação do fungo, o tecido vivo da orquídea morre.

Uma das razões para a perda de folhas pode ser a derrota por uma doença como a fusariose (para saber mais sobre doenças da cobertura verde das orquídeas, bem como para ver uma foto das folhas afetadas aqui). Este fungo tem um alto grau de distribuição e você precisa salvar uma orquídea rapidamente. A doença ocorre devido à salinização do substrato e redução da temperatura. O aparecimento do fusário após rega constante e excessiva não é excluído. Uma vez no tecido da planta, o fungo obstrui seus vasos e as folhas morrem antes mesmo de escurecer (veja por que as folhas e as raízes das orquídeas ficam pretas e como ajudar a planta, leia aqui).

Sinais externos da doença da orquídea:

  • Perda de folhas de turgor. Mesmo após a rega, a elasticidade das folhas não é restaurada.
  • Escurecimento ou secagem das raízes da planta (sobre por que a orquídea seca e o que fazer para salvá-la, leia aqui).
  • Não é a estabilidade da parte aérea da flor.
  • As paredes do vaso de orquídeas estão cobertas de algas verdes.

Cada um desses sinais é um bom motivo para um estudo cuidadoso da planta, a fim de evitar sua morte.

Instruções passo a passo sobre como reanimar uma flor em casa

Sem raízes e folhagem

É possível salvar uma orquídea que perdeu raízes e folhas? Sim, se você proceder da seguinte maneira.

  1. Inspeção. Remova o substrato e inspecione cuidadosamente a planta. Raízes secas e podres, bem como folhas secas, devem ser removidas com uma faca ou tesoura higienizada.
  2. Desinfecção. Lavar os rizomas restantes com uma solução leve de manganês, seco. Para impedir a infecção, polvilhe todas as seções com carvão ativado triturado.
  3. Cultivo de raízes. Novas raízes crescem, alternando a imersão do pescoço da planta em água e, em seguida, as soluções nutritivas e secando-a (como cultivar raízes de orquídeas com raízes e outros meios podem ser encontradas aqui).
  4. Aterragem. Após o surgimento de raízes e folhas crescidas, plante a orquídea em uma panela pequena com um novo substrato. Selecione um substrato com uma grande fração da casca. A umidade deve ser obtida por pulverização da superfície do solo ou por irrigação através de um palete.
Uma orquídea que perdeu raízes e folhas pode se recuperar por mais de um ano. Durante esse período, é importante monitorar a umidade, a iluminação, também realizar procedimentos de restauração, secar e ventilar.

No caso em que existem apenas folhas

  1. Depois de remover raízes secas e podres, abaixe a parte inferior da planta em um estimulante de crescimento diluído em água.
  2. Em um recipiente com água fervida, jogue uma pastilha de carvão ativado. E mova alternadamente a flor do primeiro recipiente para o segundo.
  3. Limpe as folhas periodicamente com uma esponja embebida em açúcar.
  4. A água no recipiente da orquídea precisa ser adicionada periodicamente para que fique no mesmo nível.
  5. Dois meses depois, você verá como novas raízes cresceram. Quando as raízes atingirem 6 cm de comprimento, transplante a orquídea no substrato.

Com ressuscitação com uma orquídea Observe uma temperatura ambiente de 23 a 25 graus, com circulação de ar constante.

Em detalhes sobre como conduzir a ressuscitação de uma orquídea sem raízes em casa, falamos sobre este artigo.

Se apenas o sistema raiz for preservado

  1. Remova as áreas afetadas da planta capturando uma pequena porção de tecido saudável. Tecidos saudáveis ​​são verdes.
  2. Trate a orquídea com uma solução fungicida.
  3. Transplante a flor em um novo substrato.

Quando a ressuscitação não faz mais sentido?

Se a flor estiver fracamente presa em um vaso de flores e puder ser facilmente balançada em direções diferentes - corra para removê-la da panela e determinar o estado das raízes. Se você encontrar muco, água mole e cheia ou muco da raiz - verifique se esse é um tecido podre. O sistema radicular vivo é firme, denso e tem uma cor marrom clara ao toque.

Se as raízes ou folhas não cresceram, isso significa que as medidas de ressuscitação começaram muito tarde. A maior parte do sistema radicular ou do tecido foliar se atrofiou significativamente e é impossível restaurar seus processos vitais.

As orquídeas são plantas bastante tenazes e, se pelo menos um botão vivo estiver presente, vale a pena tentar lutar por sua vida. Com o processo de recuperação correto e mais cuidados, a orquídea certamente “ganhará vida” e crescerá.

Cuidados com as plantas doentes

Cuidar de uma orquídea doente deve ser especialmente cuidadoso. É necessário fazer banhos diários da planta.

  1. Encha o recipiente com água, em temperatura ambiente, coloque um vaso de flores e defina por 1-2 horas na janela. Certifique-se de que a água cubra apenas o rizoma da orquídea. Uma longa estadia na água dos pontos de crescimento e das folhas pode provocar a podridão da flor. O procedimento deve ser repetido todos os dias até que a planta comece a iniciar novos brotos.
  2. Uma vez a cada duas semanas, você pode alimentar a orquídea com soluções que estimulam o crescimento. A orquídea deve estar em uma sala com uma quantidade suficiente de luz e um regime de temperatura de 18 a 25 graus.
  3. Se as raízes da planta começaram a crescer ativamente, pare de alimentar e transplante a flor em um vaso de diâmetro um pouco maior.
  4. Faça uma armação de arame, fixando assim a planta, isso contribui para sua rápida adaptação e acúmulo do sistema radicular.
  5. Realize uma pulverização estimulante da superfície do solo, limpe as folhas e a base do caule. A rega deve ser em pequenas doses, aguardando a secagem do substrato.

Se você encontrar problemas com folhas ou raízes em sua orquídea favorita, não se apresse e jogue fora a planta. Afinal, o tratamento não é difícil. E o tratamento oportuno e adequado levará ao fato de que seu animal de estimação encantará os olhos com uma bela floração.

Deixe O Seu Comentário