Propriedades curativas surpreendentes de flores de acácia

A acácia branca é muito comum na faixa do meio e nas regiões sul da Rússia. Esta árvore é muito bonita, especialmente quando floresce - você pode admirar infinitamente a nuvem branca e arejada de suas flores perfumadas, respirando uma fragrância saudável.

Durante muito tempo, as flores de acácia branca têm sido usadas para fins medicinais, fazendo várias tinturas e decocções, tratar resfriados, doenças do sistema nervoso, fortalecer o sistema imunológico e muito mais. E a acácia é amplamente utilizada em perfumes para aromatização de xampus, sabonetes.

Que partes da planta têm qualidades medicinais?

Como matéria-prima medicinal, folhas, flores e cascas de acácia branca são muito apreciadas. Vale a pena notar que todas as matérias-primas medicinais necessárias são coletadas, secas e usadas muito amplamente.

AJUDA! Todas as preparações feitas com base em partes da acácia branca têm um efeito muito bom no corpo humano; além disso, geralmente não há efeitos colaterais.

As sementes de acácia também são usadas para fins medicinais. Você encontrará todos os detalhes sobre as sementes da acácia branca em um artigo separado.

Composição quimica

Os cientistas estudaram escrupulosamente todas as propriedades dessa árvore incrível e descobriram que ela contém muitas substâncias úteis para o corpo humano.

Para que serve esta planta? Como parte da Acácia Branca, destacam-se:

  1. pectinas;
  2. vitaminas C e A;
  3. óleos essenciais;
  4. glicósidos;
  5. flavonóides;
  6. taninos;
  7. muco;
  8. óleos gordos;
  9. vários ácidos orgânicos;
  10. taninos;
  11. açucar
  12. minerais.

Também foi estabelecido que a composição das flores e cascas dessa árvore contém robinina - é um flavonóide, que contribui perfeitamente para a remoção da uréia do corpo (tem um efeito hipoazotêmico). Com base nesse robinin, é produzida uma massa de medicamentos, incluindo os usados ​​em homeopatia, mas não esqueça que não vale a pena se tratar (sem consultar um especialista), você pode se machucar, pois o robinin é tóxico.

Uso em homeopatia

Nossa medicina tradicional considera insuficientemente estudada a composição química das flores de acácia branca, mas Os homeopatas que trabalham com doses mínimas de substâncias medicinais têm prazer em usar todas as suas propriedades medicinais:

  • antipirético;
  • antiespasmódico;
  • adstringentes;
  • sedativos;
  • hemostático;
  • anti-hipertensivos;
  • anti-inflamatório;
  • diuréticos.

Para a preparação de vários medicamentos, são utilizadas folhas de acácia branca, casca e flores. Vamos dar uma olhada nas propriedades curativas:

  • De flores. Eles são coletados em um estado semi-dissolvido e secos ao ar livre, mas não ao sol. Eles são os mais procurados entre todas as partes. Deles preparam decocções, infusões e tinturas.

    ATENÇÃO! As decocções ajudam perfeitamente com várias doenças inflamatórias do sistema reprodutor feminino, com infertilidade, com doenças do estômago, após um derrame recente, e também com alta pressão, a infusão de flores também ajuda.

    Com várias dores nas articulações, osteocondrose, reumatismo, radiculite, tintura ajudará rapidamente a:

    1. tome 2 copos de vodka;
    2. 2 colheres de sopa com um slide de flores secas e insista 3 semanas (de preferência em um local escuro);
    3. depois tensão;
    4. aplique (esfregue as áreas problemáticas 2 a 3 vezes ao dia).

    O óleo essencial obtido das flores ajuda na depressão e nos distúrbios nervosos.

    Com a tosse convulsa, esta receita ajudará muito bem:

    1. 1 colher (sem topo) de flores para preparar com leite (1 xícara);
    2. mantenha em fogo baixo por alguns minutos;
    3. precisa tomar antes de comer.
  • Assista a um vídeo sobre uma receita de tinturas de flores de acácia branca para distúrbios nervosos:

  • Casca. Com a ajuda de uma decocção da casca com a adição de flores, a pielonefrite e a cistite são tratadas com sucesso, e uma decocção da casca pode curar úlceras e gastrite.

    O caldo precisa ser preparado corretamente:

    1. tome casca limpa picada (meia colher de sopa);
    2. despeje água fervente (meio litro) nele, coloque em fogo pequeno;
    3. aguarde 15 minutos;
    4. depois coe e dilua com água fervida limpa (adicione cerca de uma terceira parte);
    5. tomar tal decocção deve estar na forma de calor em pequenas porções por 2 dias.

    Ele ajuda muito bem com exacerbação de úlceras e gastrite, com inflamação dos ovários, é necessário preparar uma infusão em tais proporções:

    1. 500 g de casca deite a mesma quantidade de água fervente e insiste em 1 hora;
    2. então você precisa forçar completamente;
    3. Tome 2 colheres de sopa antes das refeições.
    DICA! A casca pode ser colhida durante toda a estação de crescimento; é melhor cortar tiras de brotos jovens e depois secar no forno a baixa temperatura.
  • Folha. Uma decocção de folhas é usada com sucesso como uma ferramenta para ajudar a remover rapidamente o calor, dores e calafrios; com um resfriado, ARVI:

    1. tome uma colher de sopa (sem topo) de folhas secas picadas;
    2. despeje água fervente (1 copo) e leve ao fogo por 5 minutos;
    3. retire do fogão, filtre, esfrie;
    4. Tome 1 colher de sopa antes das refeições.

    Além disso, uma decocção de folhas ajuda com doenças da vesícula biliar.

    As folhas podem ser colhidas desde a floração na primavera até o outono.

  • Querida. Quando a acácia floresce, ela não tem folhas - a árvore inteira está em flores, as abelhas adoram muito. O mel de acácia trata perfeitamente a amigdalite, várias bronquites e outras doenças do trato respiratório, além de melhorar a memória e fortalecer o sistema imunológico, e também é usado com prazer em máscaras cosméticas antienvelhecimento.

Quem é contra-indicado?

Naturalmente, você deve seguir rigorosamente todos os conselhos de um médico e observar todas as dosagens de medicamentos, bem como Não tome medicações feitas com base na acácia branca nos casos de:

  • gravidez e lactação;
  • com sintomas de baixa acidez do suco gástrico;
  • enquanto estiver tomando antibióticos.

Consequências do mau uso e controle

A acácia pode ser perigosa devido ao seu alto conteúdo tóxico.se você não prestar atenção às contra-indicações ou aplicá-lo incorretamente.

  1. Problemas podem ocorrer mesmo durante a colheita da casca - você pode facilmente envenenar-se com substâncias tóxicas, as mais encontradas na casca. Como resultado, haverá dor de cabeça, sonolência, mal-estar geral (pode haver náusea). A conclusão é que - durante a preparação da casca, você deve se proteger definitivamente - coloque pelo menos uma máscara médica no rosto.
  2. Uma overdose de medicamentos pode ocorrer, novamente os sintomas característicos aparecerão - náusea, dor de cabeça e sonolência. É por isso que você precisa monitorar cuidadosamente as doses e proporções corretas de todos os medicamentos.
IMPORTANTE! Se sentir esses sintomas, lave imediatamente o estômago, beba dois ou três comprimidos de carvão ativado e chame um médico em casa.

Conclusão

Como resultado, podemos concluir que todas as propriedades curativas de uma árvore única ainda não foram totalmente compreendidas. Mas há uma enorme lista de indicações, e isso indica a incrível eficácia da planta no tratamento de doenças. O principal é não exagerar, observe todas as precauções de segurança durante a aquisição de matérias-primas e ao tomar tinturas ou decocções medicinais.

É muito benéfico inalar simplesmente o aroma desta árvore. Se você colocar em um vaso um ramo de acácia com flores, será garantido um sono profundo e silencioso.

Deixe O Seu Comentário