Como organizar os cuidados com a begônia real em casa? Como é a planta na foto?

A diversidade de begônias excede mil espécies. Entre todas as variedades, há uma planta com um nome real.

Por que exatamente esse nome? Isso se deve não apenas a uma aparência bonita, mas também a cuidados exigentes.

Todas as begônias são flores muito controversas. Deve haver muita luz, mas apenas indireta; o solo deve estar úmido, mas não pantanoso; a água não pode estar muito fria, mas ao mesmo tempo não quente. Esses são os requisitos que essa "rainha" faz.

Olhando apenas uma vez para as folhas de nossa beleza, você não pode mais esquecer essa magnificência: As veias mais escuras contrastam acentuadamente com o fundo ligeiramente mais brilhante das próprias folhas. Aqui você nem precisa esperar pela floração, uma paleta diversificada é impressionante sem ela.

Não podemos dizer sobre o rizoma desta planta: é gorda, suculenta. compactado e se concentra principalmente na superfície do solo, portanto, não requer uma panela funda.

A pátria da begônia é reconhecida pela Índia e pela Ásia. Mas na Rússia ele apareceu no início do século 19, após a batalha napoleônica. As pessoas começaram a chamá-lo de "orelha de Napoleão" ou "orelha de elefante" por sua semelhança externa com uma orelha avermelhada.

Reprodução

Folhas

A maneira mais racional de propagar folha de begôniase você quiser tirar vários brotos ao mesmo tempo. Para fazer isso, você precisa pegar uma folha grande e saudável sem danos.

Existem três opções de criação dessa maneira.

Separação

  1. A folha é dividida em várias partículas. Isso deve ser feito com uma faca afiada do meio até as bordas. Ao mesmo tempo, não esqueça que pelo menos uma veia deve permanecer em cada elemento recebido. Cerca de 10 partes podem ser extraídas de uma folha.
  2. Distribua os triângulos resultantes em "casas" separadas - recipientes com um substrato especial (você pode usar copos descartáveis ​​comuns como minipotes). Outra opção: plante os elementos com o corte no solo.
  3. Em seguida, organize as plantas nas chamadas estufas: cubra com um filme, uma tampa de plástico ou uma garrafa cortada.Ajuda Não regue o solo principal durante o crescimento, mas simplesmente pulverize as folhas.
  4. Após cerca de três semanas, é hora de começar a endurecer a begônia: remova a tampa da estufa, aumentando cada vez mais o tempo gasto ao ar livre. Durante esse período, as primeiras folhas jovens já devem aparecer.
  5. Três meses depois, chegará o momento em que será possível transplantar uma flor jovem em uma panela. Porém, categoricamente, não é recomendável compactar o solo para não quebrar pequenos processos e não interferir no desenvolvimento da begônia. Rega simples e suficiente com água à temperatura ambiente.

Incisões

  1. Você precisará de uma folha grande de begônia, que deve ser cortada nas veias. Em seguida, prepare o solo, umedecendo-o previamente, e coloque a folha cortada com o verso para cima. Não é supérfluo fixar pedras perto das incisões com pedras.
  2. Cobrindo o recipiente com filme, coloque-o em um local bem iluminado. Durante o desenvolvimento das mudas, é recomendado novamente que o solo não seja regado, mas pulverizado.
  3. Após o surgimento de novas plantas, e isso acontecerá em cerca de um mês, você poderá se livrar do filme e instalar a jovem begônia em "casas" separadas.

Folha inteira

Este método é o mais fácil e mais comum entre jardineiros amadores, mas tem um sério menos: com esse método de propagação de folhas, apenas uma nova planta pode ser obtida.

  1. Para fazer isso, basta cortar uma folha saudável e colocá-la em um recipiente com água.
  2. Você pode adicionar um comprimido de carvão ativado à água. Às vezes, os especialistas aconselham a adição de raiz também.
  3. Para evitar que a folha apodreça, corte-a periodicamente e troque a água para fresca.

A aparência das raízes é um sinal de que é hora de plantar um "bebê" em uma panela. A primeira folha morre após a formação de um novo arbusto de begônia.

Estacas

Além deste método:

  • o mais rápido;
  • o mais confiável;
  • bastante simples;
  • universal para todos os tipos de begônias.

No momento do enraizamento, o caule atinge uma altura decente - cerca de 15 cm - e se torna tão forte. o que pode facilmente atingir a taxa de crescimento de seus pais. Um broto jovem pode começar a florescer quase imediatamente. A proporção de resultados positivos não permite não se alegrar com os jardineiros. Com uma implementação clara do algoritmo desse método de reprodução, esse processo não causará muitos problemas a ninguém.

A begônia real também pode ser cortada cortando a parte superior em plantas adultas:

  1. Corte os brotos para que pelo menos 2-3 brotos sejam preservados nas mudas.
  2. Basta deixar 2 folhas e se livrar do resto para que não tirem a força do broto.
  3. Em seguida, as fatias devem ser levemente secas.
  4. Depois disso, coloque a alça em um recipiente transparente com água morna à temperatura ambiente e observe o processo de desenvolvimento das raízes.
  5. Depois de brotar as raízes de 1,5 a 2 cm, você pode transplantar o broto com segurança em um vaso e continuar a cuidar dele, como uma planta adulta comum.

Begônia real. Propagação por estacas:

Sementes

Se você escolher esse método de reabastecer seu jardim de flores, precisará se preparar para o fato de que esse negócio é bastante problemático e está longe de ser o mais rápido.

Para uma nota. O período de maior sucesso para o plantio de sementes é o final de fevereiro - a primeira década de março.

Mas antes de plantar as sementes, você precisa selecioná-las e levá-las a algum lugar. Recomendamos comprar apenas em lojas especializadas, onde você terá dois tipos de sementes: ordinária e granular.

O último tipo é maior e, portanto, adequado para a semeadura local em pastilhas de turfa, isso ajudará a pular um estágio tão doloroso para processos jovens como a colheita. Para o plantio de sementes em pastilhas de turfa, a última deve ser colocada em um palete e completamente embebida, depois colocada nelas um grânulo de sementes e, novamente, organizar para cada pastilha uma mini-estufa separada. As duas primeiras semanas só precisam ser regadas pela panela. 14 dias após a formação da terceira folha, os brotos podem ser plantados em vasos separados.

Para semear sementes comuns, é melhor escolher uma caixa de mudas com solo solto rico em turfa. Não se esqueça da drenagem. Portanto, a ventilação e a ausência de pântanos no palete são as principais condições para o pleno crescimento e desenvolvimento das plantas jovens. Não se esqueça de cobrir a caixa com filme ou vidro para manter um nível ideal de umidade.

A caixa deve estar em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta! Com o tempo, é necessário começar a temperar os brotos. E depois de três semanas, você pode começar a buscá-las. Retornamos as flores para um local claro, já em vasos separados.

Agora você sabe como propagar a begônia.

Como cuidar?

Iluminação e localização

Então como é a planta é representativa de origem tropical. requer muita luz, mas não queima os raios solaresque pode queimar as folhas e fazer com que elas se enrolem.

Ajuda! A palidez de uma flor o informará da falta de luz.

Mas no inverno, não é inapropriado colocar uma begônia no lado sul da sua casa. A opção mais adequada é sombra parcial.

Temperatura do conteúdo

A "rainha" adora calor (idealmente de 16 a 22 graus acima de zero). Mas é necessário protegê-lo do ar seco e da corrente de ar. No verão, com bom tempo, você pode até colocar uma flor ao ar livre. No inverno, é permitido baixar um pouco a temperatura, mas não se esqueça de seguir a rega regular, caso contrário as raízes começarão a apodrecer, a begônia jogará as folhas para fora. A condição mais importante para a manutenção no inverno é que as raízes não devem ser congeladas; elas são as que alimentam todo o topo.

Rega

No verão, nossa planta requer rega abundanteporque não tolera solo seco. As begônias precisam de ar úmido, mas não são recomendadas para pulverizar as folhas: a pigmentação aparecerá nelas. Uma solução adequada seria colocar qualquer recipiente de água perto da panela. É melhor limpar o pó das folhas com um pano seco e com muito cuidado para não danificar a frágil begônia.

Top vestir

Você precisa fertilizar a planta uma vez por mês com fertilizantes complexos. E faça-o somente após a rega, para não queimar as raízes.

Transplante

Begônia deve ser transplantada uma vez por ano. E a cada 3-4 anos para atualizá-lo, livrar-se de velhas e plantar mudas jovens.

Foto da planta

Nesta seção, você pode encontrar a aparência da begônia real na foto, se organizar o atendimento certo em casa.





Doenças e Pragas

Se manchas de pó aparecerem nas folhas da begônia, o mofo cinza pode ser considerado a falha. Para se livrar dessa doença da planta, é necessário cortar todas as folhas afetadas e tratar o restante com uma solução fungicida.

Mais um Inimigo da begônia é podridão cinza, hanseníase que forma manchas aquosas com um revestimento cinza em toda a flor, que apodrece após algum tempo. Nesse caso, as hastes podem quebrar, as folhas ficam pretas e enroladas e as próprias flores são cobertas com muco. Para salvar a planta, ela deve ser pulverizada com uma solução a 1% de fluido Bordeaux. Você também pode dissolver 2 g de sulfato de cobre e 20 g de sabão em pó em 1 litro de água e pulverizar a flor com esta composição.

Pequenos pontos aquosos na parte de trás das folhas podem se manifestar em manchas bacterianas.

Atenção! A guerra contra a doença não dará nenhum resultado, portanto a flor infectada é destruída.

Linhas verde-amarelas, gradualmente se transformando em manchas de bronze, dão uma mancha anular. Nesse caso, a planta também terá que ser destruída. Para prevenção, bloqueie a aparência de pulgões e outros insetos sugadores nas begônias e livre-se das ervas daninhas a tempo.

Sim, a begônia real não é fácil de cuidar, mas sua aparência atraente justifica todos os problemas.

Deixe O Seu Comentário