Cuidar de spathiphyllum em casa

Spathiphyllum é uma planta tropical que cresce facilmente em residências e apartamentos. Caracteriza-se pela despretensão no atendimento domiciliar, floração constante e belas flores que adornam com elegância o interior das instalações.

De acordo com jardineiros experientes, o spathiphyllum enche a casa de energia positiva e traz felicidade e prosperidade aos proprietários. Se não houver entendimento mútuo na família, e escândalos e brigas são frequentes, o florescimento da planta pára e as pontas das folhas secam. Muitas vezes uma planta morre.

A terra natal de spathiphyllum é considerada a floresta tropical das Filipinas, América, Colômbia, Brasil e Venezuela.

As opiniões de floristas e cultivadores de flores concordam que esta flor é pouco exigente em cuidados.

Segredos de cuidar de spathiphyllum em casa

  • Rega. Na primavera e no verão, o spathiphyllum precisa de rega abundante, pois durante esse período a planta floresce ativamente. O principal é que, nas pausas entre a rega, a camada externa do solo secará, pois o excesso de umidade é fatal. No outono e inverno, rega moderada. Durante esse período, a planta dura mais tempo sem regar, mas não aconselho que você a deixe sem vigilância. Se no inverno você mantém o spathiphyllum em um peitoril frio da janela e o rega abundantemente, problemas com o sistema radicular não podem ser evitados.
  • Iluminação. A planta fica ótima quando a luz dispersa cai sobre ela. Apesar do spathiphyllum adorar a iluminação, os raios diretos do sol causam sérios danos às folhas. Por esse motivo, aconselho que você mantenha a panela sob a cobertura da sombra. No verão, o sombreamento é obrigatório.
  • Temperatura. 16 graus de calor - o indicador médio em tempo frio. Mesmo que o regime de temperatura diminua vários graus, a planta não sofrerá, mas o desenvolvimento desacelerará. No verão e primavera, a temperatura ideal é de 23 graus. Com a rega abundante no verão, o spathiphyllum suporta temperaturas até 30 graus.
  • Humidade do ar. Spathiphyllum não tem medo de alta umidade. Os floristas recomendam pulverizar regularmente uma flor, como o croton. Para criar um bom microclima, plante a planta em uma panela com uma bandeja, cuja água durante a evaporação proporcionará condições confortáveis.
  • Top vestir. No início da primavera, use fertilizantes minerais para a cobertura. Tome um grama e meia de fertilizante por litro de água. Durante o crescimento de uma planta jovem, alimente duas vezes por mês, após o número de procedimentos para fertilizar o spathiphyllum, reduza-o pela metade. No inverno, alimente uma vez por mês com doses menores.
  • Transplante. Transplante uma vez por ano na primavera. Juntamente com o crescimento do caule, o sistema radicular, que enche o vaso, também aumenta. Lembre-se de que, em uma panela excessivamente grande, o spathiphyllum não floresce bem. Transplante com caroço de terra.
  • Substrato. Para spathiphyllum, o solo composto de turfa, solo frondoso, areia e húmus é adequado. Esse solo é caracterizado por alta capacidade de umidade e excelente aeração.

Mesmo um cultivador iniciante, o atendimento domiciliar ao spathiphyllum não trará muitos problemas se ele ouvir as recomendações feitas. Só é necessário regar adequadamente a flor, manter a umidade ideal e alimentar a tempo.

Espécies

Como mostra a prática, se o spathiphyllum for mantido em um local adequado, ele floresce desde tenra idade e sem interrupção. As primeiras flores que duram até um mês aparecem seis meses depois.

Spathiphyllum purifica o ar interior de compostos nocivos, incluindo xileno, formaldeído, tolueno, monóxido de carbono e benzeno. Também reduz o número de bactérias no ar e se mostra perfeitamente na luta contra fungos e fungos.

Os tipos mais populares de spathiphyllum

  1. Blooming. A variedade é caracterizada por um caule rastejante subterrâneo, folhas de lanceolados verdes brilhantes com 20 cm de comprimento e 6 cm de largura, comprimento do pedúnculo de 25 cm e inflorescência em forma de espigão com um cobertor branco levemente côncavo. Agrada aos olhos com floração o ano todo.
  2. Adorável. Lembra a variedade anterior de spathiphyllum. A lista de diferenças consiste em folhas maiores e um tom verde claro da colcha de flores. Floresce durante todo o ano.
  3. Wallis. A variedade mais compacta. Deixa 5 cm de largura e 20 cm de comprimento com veias distintamente deprimidas. O destaque da espécie é um cobertor de espiga de dois tons, que passa lentamente de branco para verde. Não floresce no inverno.
  4. Canular. A planta possui grandes folhas ovóides verdes brilhantes que se assemelham a folhagem canna. O véu branco de uma sombra verde é combinado com uma espiga amarelada e flores perfumadas. Excelente planta de casa com excelentes qualidades decorativas.

Os tipos listados de spathiphyllum são adequados para manutenção em um apartamento. Eles são fáceis de cuidar e pouco exigentes para as condições de vida, além de tipos populares de cactos.

Aconselho que você apresente uma flor para uma menina como presente. O principal é que ela gostava de plantas de interior e não tinha preguiça de prestar um pouco de atenção ao animal de estimação verde.

Reprodução de Spathiphyllum

Discutimos as sutilezas de cuidar do herói do artigo. Considere a propagação de spathiphyllum. Este procedimento é simples.

A primeira maneira - estacas

Os métodos de propagação vegetativa são aplicáveis ​​a muitas plantas, incluindo dieffenbachia, croton, dracaena e spathiphyllum. Esta é a maneira mais popular de propagar spathiphyllum devido à sua simplicidade.

  • Na base de uma planta de pleno direito, aparecem "bebês", que são uma roseta de folhas com raízes. Com o advento da primavera, separe-os cuidadosamente. O principal é que as raízes não se quebram. Para enraizar as mudas resultantes, use perlita ou areia molhada.
  • Para garantir que a propagação do spathiphyllum passe sem problemas, cubra a nova bucha com uma tampa transparente perfurada. Caso contrário, o caule terá que ser exibido.
  • Assim que o sistema radicular ficar mais forte e crescer, mova a planta jovem para o chão. Eu falei sobre a composição do substrato no início do artigo. Forneça cuidados com as flores padrão.

Método dois - divisão do rizoma

Spathiphyllum também pode ser propagado por um método que envolve a divisão do sistema radicular. Essa abordagem fornece cem por cento de sobrevivência. No entanto, as ações ineptas do novato podem levar à morte da planta mãe. Por esse motivo, jardineiros experientes recorrem a esse método.

  1. A operação para dividir o rizoma é realizada na primavera. Desta vez é melhor para manipulações de transplantes.
  2. Usando uma faca afiada, divida cuidadosamente o rizoma em partes e trate as seções com carvão. As ações subsequentes são semelhantes à propagação por estacas.

A terceira maneira - propagação de sementes

Você pode obter uma planta jovem de spathiphyllum com a ajuda de sementes, mas essa é uma maneira não confiável. A prática mostra que é real propagar uma planta em casa usando material de semente, mas nem todas as tentativas são bem-sucedidas.

  1. É necessário polinizar as flores artificialmente, o que nem sempre é possível. As sementes são caracterizadas por baixa germinação e obter brotos é problemático.
  2. Recomendo a semeadura de sementes em um recipiente com uma mistura de areia e turfa, que deve ser coberta com um pedaço de vidro. Controle a umidade e ventile os brotos, caso contrário, sufoque. É mais fácil propagar spathiphyllum vegetativamente.

Um fato interessante: é impossível propagar spathiphyllum enraizando a folha. Se você abaixar a folha em um recipiente com água, ela não soltará as raízes e apodrecerá. Terminará da mesma forma se você colar uma folha no solo. Como o material da semente não é muito adequado para esse fim, é melhor propagar-se por estacas ou dividindo a raiz.

Problemas reprodutivos, pragas, doenças

Embora o spathiphyllum não seja uma planta caprichosa, em alguns casos, causa muitos problemas ao proprietário. Um cuidado inadequado afeta instantaneamente a condição das folhas que ficam amarelas ou pretas, e a elasticidade diminui. A presença desses sintomas indica problemas de reprodução.

Pragas

Primeiro, vamos falar sobre pragas que levam ao aparecimento de doenças desagradáveis. Spathiphyllum tem um grande número de inimigos.

  1. Mealybug. Aparece devido à umidade e alta umidade do solo. Tendo escolhido uma planta indefesa, a praga se instala entre as folhas. Inspecione a flor regularmente. Para remover um pequeno número de insetos, um pano limpo e uma solução de álcool são adequados. No caso de infecção global, a tintura de cascas de frutas cítricas e inseticidas será resgatada.
  2. Cogumelo fuligem. Afeta o lado superior das folhas. A planta sinaliza o aparecimento de fungos de fuligem com folhas enegrecidas. Esta doença está sujeita a pronta eliminação, uma vez que interfere nos processos respiratórios e na fotossíntese. Para combater o fungo da fuligem, é usada água com sabão, que trata a superfície danificada.
  3. Pulgões-escudo. A aparência é evidenciada por manchas escuras que cobrem os caules e folhas. Para um tratamento eficaz, pulverize a planta com uma composição preparada com base em uma solução de sabão e tabaco e álcool desnaturado. Se você deixar o problema sem vigilância, no futuro as folhas começarão a enrolar e secar.
  4. Ácaro aranha. Esta praga representa a maior ameaça ao spathiphyllum. Sua presença é facilmente identificada pela teia na folhagem. Para corrigir o problema, remova as teias de aranha e trate a flor com uma solução com sabão. Em casos graves, recomendo o uso de inseticidas ou enxofre moído.

Para evitar danos ao animal de estimação por pragas, limpe regularmente as folhas com uma esponja molhada, mas não se esqueça de cobrir o solo com polietileno antes de fazê-lo.

O que fazer se as folhas ficarem pretas e amarelas

Na maioria das vezes, as folhas amareladas de spathiphyllum levam a cuidados inadequados. Como a flor natural cresce nos trópicos, ele gosta de calor com luz e umidade difusas. Ar seco, luz do sol, baixa temperatura, rega inadequada - esta não é uma lista completa de razões pelas quais uma flor morre.

Muitos danos à planta e aos insetos que se instalaram nela. Se o amarelo captura rapidamente as folhas, provavelmente durante a inspeção da flor, você encontrará convidados não convidados nas hastes.

Muitas vezes, o problema com as folhas amareladas é patológico. Em uma planta adulta, a folhagem fica amarela após floração prolongada. Para restaurar a força e retomar o crescimento, a flor descarta as folhas.

Se a planta murchar, o mais rápido possível, determine a causa raiz do fenômeno e prossiga com a eliminação. Uma inspeção cuidadosa ajudará.

Causas e métodos de combate ao amarelecimento das folhas em spathiphyllum:

  • Pragas. Se estiverem, trate a planta com uma composição especial e desinfecte completamente o solo.
  • Rega errada. Se o solo estiver excessivamente seco, não recomendo derramá-lo imediatamente. Eu recomendo aumentar a quantidade de água gradualmente, monitorando cuidadosamente as condições da planta.
  • Local errado. Spathiphyllum adora calor e luz difusa. No entanto, ele odeia aparelhos de aquecimento e correntes de ar.
  • Baixa umidade. A pulverização regular das folhas ajuda a resolver o problema.
  • Feche a panela. A solução para o problema é transplantar em um recipiente espaçoso.
  • O escurecimento das folhas é o primeiro sinal de morte das raízes. Cobertura excessiva e rega excessiva levam ao escurecimento da folhagem. Se o sistema radicular apodrecer, o transplante para um novo solo ajudará a corrigir a situação.
  • Com deficiência de umidade e baixa temperatura, as bordas das folhas ficam pretas. Para dar vida à flor, sistematize a rega e leve a planta para uma sala com a temperatura recomendada. Lute contra a folhagem enegrecida rapidamente, caso contrário você perderá spathiphyllum.

Para evitar os problemas acima, basta seguir as regras de manutenção e cuidados.

O que fazer se spathiphyllum não florescer

Na vida cotidiana, o spathiphyllum é chamado de "felicidade feminina". Este nome vem do formato de flores que lembram uma silhueta feminina. Acredita-se que, graças a esta planta, mulheres solteiras encontrem um homem, e mulheres casadas tenham filhos.

  1. Para que a planta jogue flores, o sistema radicular deve encher completamente o vaso. Nesse caso, não se apresse em mudar. Execute este procedimento depois que o spathiphyllum desaparecer.
  2. A planta não gosta dos raios do sol, que levam a queimaduras na folhagem. Em tais condições, não floresce. Mantenha a panela em um local claro, onde o sol não caia.
  3. A aparência das flores depende da condição das folhas. Corte as pontas secas. Limpe a folhagem regularmente com um pano úmido e pulverize a planta.
  4. Para estimular a floração, coloque a panela em um local sombreado por um tempo e regue-a uma vez por semana. Uma vez nas condições usuais, a planta procurará floração ativa.
  5. Afeta fortemente a floração do curativo spathiphyllum. Durante a primavera-verão, alimente duas vezes por mês e uma vez no frio. No caso de uma planta com flores, soluções minerais são adequadas para fertilizar o solo. Em outros casos, eu recomendo o uso de fertilizantes nitrogenados.

Observando essas regras, você tornará a planta saudável e bonita. E deliciará você com flores elegantes e trará muita felicidade.

Assista ao vídeo: Como Cultivar Lírio da Paz. Nô Figueiredo (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário