Quem é um sociopata
As pessoas são diferentes, isso é normal, algumas se comportam de forma imprudente e se destacam das massas. Você sabe quem é um sociopata? Conhecendo a definição e os sinais de sociopatia, talvez você reconheça em si mesmo essa pessoa.
A sociopatia é um distúrbio de personalidade quando uma pessoa ignora ou viola os direitos das pessoas e não segue as regras aceitas pela sociedade. Um sociopata é uma pessoa que é incapaz de se adaptar à sociedade.
Sociopatas como garotas, roteiristas e psiquiatras. Porque Tudo é simples. As mulheres adoram bandidos, os roteiristas os vêem como heróis ideais para filmes, e os psiquiatras defendem dissertações com sua ajuda.
O principal problema de um verdadeiro sociopata é a falta de limites. Seu comportamento deixa muito a desejar, ele não é responsável por suas ações. O transtorno de personalidade não causa sofrimento porque ele não entende que está agindo incorretamente. Quase todo mundo com sociopatia é inteligente e incrivelmente inventivo. Eles mentem sofisticada e perfeitamente dominam a arte da manipulação.
Segundo os cientistas, cada pessoa tem duas formas de existência desde o nascimento.
- Uma criatura biológica é um indivíduo que, em comparação com os animais que habitam o planeta, tem um intelecto desenvolvido.
- O homem é uma criatura racional que vive em uma sociedade. A criação e uso da cultura material e espiritual é realizada por esforços conjuntos com as pessoas ao redor.
As características da humanidade foram fixadas no genoma por muitos milênios. Como resultado, o corpo e o sistema nervoso de uma pessoa após a conclusão da formação são totalmente adaptados ao processo de socialização. Estamos falando de treinamento, educação, assimilação de padrões morais.
A concepção de um sociopata é acompanhada por um distúrbio genético quando a memória hereditária não pode formar as qualidades de uma pessoa social no cérebro. Um sociopata é uma pessoa que, devido a uma doença genética, não é capaz de concluir o processo de socialização e se envolver na sociedade.
Sintomas de sociopatia em adultos e crianças
Transtorno dissocial da personalidade - um transtorno mental que ocorre devido a educação inadequada, o impacto negativo do meio ambiente e condições adversas de vida. A patologia não tem relação com a idade e os mais vulneráveis são as crianças. A sociopatia se manifesta por ignorar normas sociais, agressividade, comportamento impulsivo e incapacidade de formar apegos. Estes estão longe de todos os sintomas do transtorno de personalidade dissocial.
12 sinais de um sociopata
- Atos inadequados. O sociopata ignora as normas sociais e constantemente vai além do comportamento. Ao tomar uma decisão, ele não pensa nas consequências de suas ações.
- Engano. O sociopata está constantemente mentindo, mesmo nos casos em que você pode ficar sem ele. Histórias incríveis parecem muito plausíveis, é problemático condená-lo por uma mentira.
- Comportamento criminal. Para sair de uma situação difícil, o sociopata não hesitará em violar a lei. Em seu comportamento, notas de crueldade, insolência e aventureiro são claramente visíveis. Um ladrão, um bandido, um assassino é um bom exemplo de sociopata.
- Falta de consciência. O sociopata não sente vergonha ou culpa por atos cometidos, mesmo de natureza moral ou física negativa.
- Manipulação. Um sociopata gosta de ser o líder de um grupo de pessoas de mente fraca. Como essas pessoas são caracterizadas por uma posição de vida passiva, isso afeta seus pensamentos e ações.
- Indiferença. Um sociopata não construirá um relacionamento próximo. Não é de admirar, porque ele não sente piedade, respeito, simpatia e amor.
- Orgulho elevado. O sociopata adora elogios, mas odeia e ignora críticas. Ele precisa de admiração e atenção e busca reconhecimento universal.
- Risco injustificado. O sociopata gosta de correr riscos, porque considera a vida de uma pessoa comum incrivelmente entediante. Em busca de emoções, ele geralmente toma ações com uma conotação sexual.
- Agressão. O sociopata procura iniciar uma briga até por ninharias. Ele muitas vezes tem problemas. Ele percebe que, sendo um solitário, incapaz de lidar com o povo unido.
- Bullying. Uma demonstração constante de superioridade moral e física sobre pessoas e animais é outro sinal de desordem dissocial. O sociopata tem maus desejos.
- Incapacidade de aprender com os erros. O sociopata não tira conclusões. Mesmo depois de um erro grave, ele não mudará a ordem das ações e do comportamento e pisará novamente no conhecido rake.
- Corrupção da propriedade de outra pessoa. O desejo de destruir valores pertencentes a outros é um sério desafio para a sociedade.
Informações do vídeo
Os sintomas listados estão, em certa medida, presentes em todas as pessoas, mas em pessoas com transtorno de personalidade dissocial são muito mais pronunciados. Se seus conhecidos têm sinais característicos, apenas um psicólogo profissional pode fazer um diagnóstico específico.
Causas da sociopatia
Segundo as estatísticas, sinais de transtorno de personalidade dissocial estão presentes em 15% das pessoas em tratamento em clínicas psiquiátricas. Os sintomas da patologia são expressos em prisioneiros que cumprem sentenças por crueldade e agressão entre pessoas com dependência de álcool e drogas. Os cientistas há muito se interessam pelas causas da sociopatia em adultos e crianças, uma vez que a doença prejudica os pacientes e a sociedade.
- Há uma opinião de que a doença é herdada, como o formato das orelhas ou a cor dos olhos. Filhos de sociopatas são propensos ao desenvolvimento da doença, independentemente da educação.
- O desenvolvimento da sociopatia é facilitado pela combinação das características da educação, predisposição genética, fatores biológicos e meio ambiente.
- Os cientistas não conseguiram estabelecer as causas biológicas da doença. Mas eles notaram que o cérebro de um sociopata funciona de maneira diferente. O paciente possui uma parte do cérebro pouco desenvolvida responsável por reconhecer, responder a expressões faciais ameaçadoras ou tristes e aprender com os erros.
- Além da predisposição genética, o aparecimento da patologia leva a um efeito negativo dos pares ou a um evento traumático que ocorreu na vida.
- O desenvolvimento de desordem dissocial pode contribuir para o desequilíbrio hormonal que, por exemplo, nas mulheres ocorre antes da menstruação. É verdade que explicar a ocorrência da doença apenas por esses desvios não funcionará.
É impossível dizer exatamente o que causa a doença. Os cientistas estão trabalhando constantemente nessa direção.
Tipos de sociopatas
Anteriormente, as pessoas com deficiência dissocial eram chamadas de psicopatas, mas depois a sociopatia se tornou uma patologia independente. A vida de um sociopata é reduzida à satisfação de suas próprias necessidades. Ele não leva em consideração as opiniões dos outros, não quer e não sabe como interagir com a sociedade.
Os psicólogos distinguem os seguintes tipos de sociopatas:
- Passivo (Latente). Entre em contato com as pessoas apenas se necessário. É problemático reconhecer, porque ele esconde habilmente a apatia. Isso pode ser feito quando ele demonstra uma natureza imoral.
- Ativo Não se escondendo. Ao ver uma pessoa assim, a pessoa tem a impressão de que é uma pessoa nojenta, caracterizada por inescrupulosidade, arrogância, egoísmo e imoralidade. Ele não é culpado disso, é devido a um distúrbio mental.
Sociopatas de tipos diferentes diferem em comportamento, mas sua essência é semelhante.
Tratamento de sociopatas e sociopatia
Gostaria de saber como tratar os sociopatas e a sociopatia? É possível se livrar da doença recorrendo à ajuda de psiquiatras? Perguntas emocionantes. Infelizmente, não há nada a agradar neste tópico.
Não existe maneira eficaz no mundo de lidar com o transtorno de personalidade dissocial. Só é possível reduzir a gravidade dos sintomas. Por exemplo, o tratamento cognitivo-comportamental focado no controle de pensamentos que levam a ações ilegais reduz o número de casos de comportamento anti-social.
Os métodos usados para tratar transtornos mentais no caso da sociopatia são ineficazes e, às vezes, até prejudiciais. Portanto, maneiras eficazes de lidar com a depressão ou o distúrbio alimentar pioram os sintomas da sociopatia.
Os melhores resultados são apresentados pela psicoterapia, com o objetivo de educar o sociopata sobre as regras de comportamento da sociedade, levando em consideração leis, restrições existentes e padrões morais.Não existem medicamentos para tratar a doença. Os medicamentos param apenas os sintomas que o acompanham. Se a sociopatia é acompanhada por um estado depressivo, os médicos usam antidepressivos. Pacientes propensos à agressão são creditados com estabilizadores de humor.
Sociopatia e sociofobia são a mesma coisa?
As pessoas muitas vezes confundem sociopatia com sociofobia, acreditando que é uma e a mesma coisa. De fato, essas são doenças diferentes. Para verificar isso, basta considerar os conceitos de sociopata e sociófobo.
- Um sociopata é uma pessoa agressiva que não reconhece os padrões morais aceitos pela sociedade. O paciente não quer e não pode se adaptar à sociedade e muitas vezes leva uma vida perigosa.
- Sociophobe é uma personalidade pública temente. Para ele, falar para uma platéia é pior que a morte. Ele tem medo das pessoas, medo de construir relacionamentos, medo de fazer contato. O isolamento e a cautela excessivos impedem que o sociofóbico estabeleça comunicações verbais.
A diferença é fenomenal. O primeiro caso é um desrespeito à sociedade e suas regras, o segundo é um medo de tudo e de tudo. Um sociopata, ao contrário de um sociophobe, representa uma ameaça potencial para as pessoas.
Sociopatas famosos
Vamos falar dos famosos sociopatas que deixaram uma marca notável na história. Acontece que existem muitos deles, simplesmente não sabemos que eles estão incluídos na categoria de pessoas com transtorno de personalidade dissocial.
Na vida real
Adolf Hitler é um bom exemplo de um sociopata. No centro de sua ideologia política estava o princípio do liderismo - a base ideal para o desenvolvimento da sociopatia. Hitler não tinha o sistema usual de valores, mas negligenciava a vida das pessoas. Sem se sentir culpado, ansioso e arrependido, ele chegou ao poder.
Outros sociopatas famosos também são conhecidos na história - o tirano Stalin, o serial killer Chikatilo e o imperador romano Calígula.
Eles também incluem em sua categoria:
- fanáticos religiosos que violam os direitos de representantes de outras religiões,
- pessoas que infectam outras pessoas com doenças sexualmente transmissíveis,
- mulherengo cruel, colecionando aventuras e jogando meninas.
No cinema
O cinema moderno gosta de colocar o rótulo "sociopata" nos heróis da tela. Graças aos esforços dos roteiristas, o transtorno de personalidade dissocial se tornou uma tendência da moda. Dr. House, Sherlock Holmes, Dexter, Hannibal Lecter - uma lista incompleta de heróis cujo retrato psíquico é totalmente consistente com a descrição de um sociopata.