Pergola em paisagismo
No campo do paisagismo, bem como em muitos setores de nossas vidas, mudanças estão ocorrendo constantemente, novas tendências, preferências e tendências da moda surgem. Não é de surpreender que a maioria dos proprietários de casas particulares, casas de veraneio e terrenos pessoais tente organizar sua propriedade com a máxima conveniência, conforto e estética. Nesta publicação, consideraremos esse elemento do projeto paisagístico como uma pérgola. Inicialmente, a pérgola era usada como suporte para a distribuição de trepadeiras, na maioria das vezes uvas. Hoje, essa estrutura arqueada de madeira (metal, pedra e até plástico) também é usada como cobertura, mirante, viseira acima da porta da frente e apenas um elemento decorativo do território da casa.
O que e como é feita a pérgola
No fabrico de pérgulas, podem ser utilizados os seguintes materiais:
- árvore de várias espécies;
- metal
- uma pedra;
- plástico e metal plástico;
- combinação de materiais.
O líder indiscutível entre os materiais para a execução de elementos de paisagismo como uma pérgola é considerado madeira. Não apenas a naturalidade, a flexibilidade e a disponibilidade de matérias-primas se tornaram as principais razões para o uso de materiais naturais, mas também as altas qualidades estéticas dos produtos acabados. Estruturas de madeira podem ser facilmente combinadas com qualquer elemento de paisagismo, edifícios, plantações. Além disso, a madeira é perfeitamente combinada com outros tipos de matérias-primas para a fabricação de pérgulas originais. Por exemplo, a base da pérgola pode ser feita de pedra (na forma de colunas) e as barras transversais são de madeira. Ou a estrutura pode ter suportes de madeira e uma grade de metal como piso.
Ao escolher um material, é necessário proceder a partir da imagem compilada (ou suposta) do site, seu desempenho estilístico e investimentos financeiros no projeto. Portanto, quais tarefas uma pérgola pode ser executada em uma cabana de verão ou no pátio de uma casa particular:
- a construção pode ser necessária para corrigir o crescimento de trepadeiras;
- pode atuar exclusivamente na forma de um elemento decorativo de paisagismo, decorando a imagem de um terreno pessoal ou quintal;
- com a ajuda de uma pérgola, você pode "mascarar" os prédios técnicos que, sem sucesso, são eliminados da imagem geral do projeto (celeiro, garagem, casa etc.);
- com a ajuda de tais edifícios, é possível zonear o local;
- com a ajuda de uma pérgola instalada para o crescimento de plantas trepadeiras, você pode criar uma espécie de "corredor verde" de uma estrutura (ou um objeto importante do projeto da paisagem) para outra;
- a pérgola pode servir como um local de relaxamento e solidão, porque se torna uma fonte de frescor e sombra no local (mandris, toldos);
- a pérgola instalada em frente às janelas cria uma sombra para a parte sul da casa ou qualquer outra estrutura (dosséis, picos).
Se a pérgola é projetada para suportar plantas trepadeiras, por um lado, o design deve parecer fácil, mas por outro, ser forte o suficiente, estável e confiável, porque os galhos de algumas plantas pesam vários quilos.
Pérgola - uma variedade de modelos
As pérgulas se distinguem não apenas pelo tipo de material usado na construção, mas também pelo tipo de construção:
- pérgola - toldo. Esse tipo de construção é mais parecido com um dossel, mas em vez de um telhado sólido - uma série de trilhos, vigas ou grade. Este design pode proteger do sol, mas não da chuva. Ele é instalado como um edifício separado e pode ser adjacente a uma estrutura maior - uma casa, uma cozinha de verão, uma varanda, uma casa de banho;
- pérgolatela. Usado para criar um espaço sombreado para privacidade. O design pode ser aplicado como um elemento de zoneamento;
- pérgolaviseira. Essa tendência nos chegou dos países do sul - um dispositivo que ajuda a criar uma sombra perto das janelas no lado sul do edifício;
- pérgolacorredor. Como regra, a construção é usada para criar um túnel verde - as plantas trepadeiras criam uma excelente sombra, contando com elementos da pérgola.
Todas as construções de pérgulas podem ser divididas em dois grandes grupos:
- estruturas separadas (separadas dos edifícios);
- adjacente aos edifícios (na maioria das vezes faz parte de uma casa, varanda ou outros edifícios).
Ao escolher um design de pérgola, é importante determinar o tamanho corretamente. Uma estrutura muito grande em uma pequena casa de campo ou jardim de verão parecerá ridícula, alta demais - para criar pouca sombra, e pequena demais pode não suportar o peso das trepadeiras. Mas tudo depende não apenas do tamanho da terra ou do quintal, mas também da escala de outras estruturas envolvidas no conjunto paisagístico - desde o edifício principal até o balanço ou a colina alpina.
Pérgulas podem ser quadradas e retangulares, arqueadas ou com execução inclinada de teto. A escolha da forma depende das suas preferências pessoais e da execução de outros elementos do projeto paisagístico, do tamanho da pérgola e do edifício ao qual ela pode se encaixar, se não for uma estrutura separada.
Pérgulas em arco são mais complicadas e caras em termos de fabricação, mas sua aparência compensa quaisquer custos. De fato, foi assim que as primeiras estruturas desse tipo de estrutura paisagística pareceram inicialmente. Os elegantes pisos curvos decoram até o design mais comum, dando a todo o conjunto um toque de luxo discreto, elegância e status.
Onde instalar a pérgola
O local de instalação da pérgola é determinado, primeiramente, por sua carga funcional. É necessário decidir se a construção fará parte do componente decorativo, se será um suporte para trepadeiras ou criará uma sombra como um dossel, mirante, "corredor verde". Além disso, o local para a instalação da pérgola é afetado não apenas pelo tamanho da terra (quintal), mas também pelo seu layout.
Uma das opções mais comuns para a instalação de uma pérgola como estrutura autônoma está associada à organização de um local para refeições ao ar livre. Concorde que seria estranho ter seu próprio quintal ou chalé de verão e não conseguir reunir toda a família para almoçar ou jantar ao ar livre. Obviamente, uma pérgola não protegerá sua mesa de jantar da chuva, mas salvará você do sol escaldante.
Uma opção igualmente comum para instalar uma pérgola é ajustar a estrutura ao edifício principal ou secundário. Na maioria das vezes, a pérgola atua como um dossel ou uma grande viseira, que é uma continuação da casa (menos frequentemente - cozinha de verão). Com esse arranjo, você pode organizar um local para refeições ou uma área de relaxamento diretamente perto da casa, o que simplifica o tráfego e é ideal para famílias com pequenos lotes de terra ou quintais.
A pérgola pode não fazer parte da casa, não ser uma continuação, mas localizada nas proximidades, por exemplo, em uma plataforma de madeira anexada ao edifício principal. Para muitos proprietários, essa opção de organizar um lugar para relaxar, comer e fazer churrasco é a mais conveniente em termos de planejamento e movimentação entre áreas funcionais.
Um lugar para churrasco e outras opções de cozimento no fogo é o orgulho de qualquer proprietário com uma trama. A possibilidade de preparar uma refeição ao ar livre não oferece menos prazer do que sua absorção. Para organizar sombreamento e abrigo parcial de uma área de churrasco, uma pérgola também pode ser um excelente componente do projeto da paisagem. A pérgola ficará ótima tanto na companhia de um braseiro compacto quanto de um fogão externo de grande escala.
A área de relaxamento ao lado da piscina precisa de sombreamento. Mesmo sob uma pequena pérgola, você pode facilmente encaixar os móveis de jardim para relaxar - camas de cavalete ou espreguiçadeiras, cadeiras ou um pequeno sofá. Você pode relaxar na piscina sem medo de insolação. Mas, ao mesmo tempo, o espaço sob a pérgola será completamente ventilado, o que não pode ser dito sobre os mandris.
Na cabana de verão, a pérgola pode ser usada como um elemento de zoneamento, separando canteiros de flores da área de trabalho. Se você precisar plantar plantas que gostem de sombra, a pérgola pode ser usada como uma estrutura para sombrear a área. Você também pode marcar e ocultar do sol um playground, um balanço ou barras horizontais. Técnicas semelhantes podem ser aplicadas mesmo dentro do pequeno quintal de residências urbanas.
Pergola pode fazer parte da varanda no segundo andar de uma casa particular. Se a varanda estiver localizada no lado sul do edifício, na maior parte do dia o sol brilhará sem piedade, não apenas na área de lazer, mas também nas salas pelas quais você pode sair para o terraço aberto do último andar. Alguma sombra da varanda e janelas fornecerá uma luz, mas ao mesmo tempo uma forte construção da pérgola. Seu estilo de execução e esquema de cores devem coincidir com a paleta geral da fachada do edifício.
Escolha da cor
A escolha da cor para o desempenho da pérgola é influenciada pelo padrão geral do projeto paisagístico e pelos esquemas de cores que foram usados para criar outros elementos do projeto paisagístico (o edifício principal e os edifícios adicionais). É importante decidir se você deseja que a sua pérgola se destaque no contexto geral do território da casa, seja um tipo de sotaque ou se encaixe organicamente na imagem do site, compartilhando um esquema de cores comum.
A maioria das versões de qualquer estrutura de paisagem de madeira está associada ao uso de seu belo padrão natural. Afinal, o que poderia ser melhor e mais bonito do que a cor natural da madeira? Em particular, se outros elementos de edifícios e estruturas forem feitos de material semelhante. Obviamente, as estruturas de madeira não permanecem não processadas - elas são revestidas com anti-sépticos e vernizes especiais que impedem o apodrecimento e o umedecimento do material.
A versão branca como a neve da pérgola parece luxuosa contra o pano de fundo da vegetação brilhante de árvores e arbustos, gramados e canteiros de flores. Uma imagem clara e brilhante criada pelas superfícies brancas das estruturas (incluindo uma pérgola será o centro das atenções) dará uma aparência festiva, solene e elegante a todo o projeto paisagístico do local.
Escolhendo um esquema de cores para uma pérgola, você pode parar na combinação de cores e texturas. Se o seu design for feito de materiais diferentes (madeira + metal ou pedra + madeira), será lógico usar cores diferentes para cada tipo de matéria-prima. Os especialistas recomendam o uso de não mais que duas opções. Por exemplo, colunas brancas como a neve são perfeitamente combinadas com qualquer cor de madeira nas barras transversais e nas vigas. E suportes de metal escuro são perfeitamente combinados com madeira de tons claros.
Uma seleção contrastante de cores (preto, cinza escuro, chocolate escuro) é perfeita para destacar o design no contexto geral do site. A pérgola escura ficará especialmente impressionante na empresa de móveis de jardim de tom semelhante. Ou você pode combinar um tom escuro contrastante com a cor da cerca, cercas baixas ou bordas nos canteiros de flores, parte da decoração da fachada do edifício principal (ralos de chuva, uma cobertura sobre a varanda, degraus ou a porta da frente).