Paisagismo de uma casa de verão: um paraíso para as suas férias

Para muitos, uma residência de verão não é apenas um lugar para jardim e trabalho, mas também um canto aconchegante para relaxar da agitação cotidiana. E para aproveitar ao máximo as belezas naturais, atenção especial deve ser dada ao design paisagístico da casa de campo. Antes de tudo, é uma combinação harmoniosa de arquitetura e botânica em um único estilo. Então por onde você começa?

Planejamento

Não importa qual área do site tem 5, 10, 15 ou mais centenas de metros quadrados, o principal é a organização adequada do espaço e, para isso, é necessário desenvolver um plano de acordo com as tarefas predefinidas. É importante entender claramente o principal objetivo do site - ele será apenas um local para relaxar, juntamente com uma horta ou jardim. O orçamento deve ser planejado com antecedência. É melhor dividir condicionalmente o território em zonas, para cada uma das quais calcular a estimativa.

Antes de tudo, imagine mentalmente a aparência de uma futura casa de campo de verão, considere as características do solo, a topografia, o clima, a localização das árvores e arbustos existentes, bem como dos edifícios. Entenda o que é supérfluo e o que está faltando. Em seguida, faça um plano no papel:

  • desenhe os limites do site e todos os objetos importantes existentes nele;
  • dividir toda a área em zonas - trabalho (edifícios agrícolas, camas), recreação, passeios, lagoas, um jardim, etc;
  • pense sobre o estilo, concentrando-se no edifício principal, no gosto e nas necessidades pessoais;
  • invente o preenchimento de cada zona - caminhos, bancos, mandris, canteiros de flores e paisagismo, esculturas de jardins, iluminação e outros elementos.

Concentre-se no seu próprio orçamento, na disponibilidade de materiais, bem como na possibilidade de instalação em determinadas condições. O último ponto, em geral, diz respeito a corpos d'água e vegetação.

O que colocar em um site?

Mesmo em uma pequena área de 6 acres, com uma abordagem racional do planejamento, você pode colocar um edifício elegante (arco, caramanchão), uma colina alpina, um canteiro de flores, um lago artificial e outros cantos verdes.

Edifícios

Os tipos mais comuns de edifícios:

Gazebo. Esta é uma zona de relaxamento, solidão, descanso calmo e confortável. Será bem colocado na margem de um lago ou entre árvores. Uma ótima opção para uma cabana de verão é uma estrutura de madeira com aberturas de janelas decoradas com trepadeiras. Em um grande território (cerca de 20 acres), o caramanchão com colunas em um estilo clássico nobre terá uma aparência harmoniosa.

Pontes e arcos. Geralmente usado para delimitar o site. Recomenda-se plantar canteiros perto dessas estruturas.

Cozinha aberta com pátio, tandoor ou fogão. Pode ser apresentado na forma de uma varanda de madeira com fogão ou uma extensão sólida de tijolos para a casa.

Um lugar para passatempo ativo ou playground. Normalmente, este é um piso de madeira com equipamentos: um trampolim, uma piscina, um balanço, etc.

Dependências (despensa, garagem, celeiro, casa de banhos) também é importante projetar no mesmo estilo que todo o terreno, caso contrário, é improvável que a integridade da paisagem seja alcançada.

Lagoas

Nem toda casa de verão fica perto de um rio ou lago, mas um lago artificial pode ser criado, se desejado. Para começar, pense sobre o que estará em seu site e qual é o objetivo do reservatório planejado.

A lagoa

A solução ideal para o seu site, se a paisagem tiver um estilo de paisagem. A lagoa pode ser usada apenas para estética, neste caso, eles se concentram na decoração - belas árvores e plantas são plantadas ao longo das margens e um mirante fica nas proximidades. Mas a lagoa também pode ser funcional por natureza - para ser uma fonte de irrigação ou usada para a criação de peixes.

Chafariz

Um elemento de decoração completo que pode designar e decorar uma área específica. Mesmo em uma área pequena, parece muito harmonioso, preenchendo o espaço com a pacificação e estética impecável da cachoeira.

Lagoa com uma ponte

O mesmo lago, porém mais alongado e com uma ponte charmosa, que pode ser o local preferido para caminhadas. No processo de design, é importante pensar em um sistema de tratamento, abastecimento de água e selecionar animais e plantas.

Cachoeiras, cascatas

Particularmente bonitas são estruturas com terrenos irregulares ou inclinados, emoldurados por plantas verdes ou jardins ornamentais.

Eles também se encaixam efetivamente no maciço verde e os riachos em circulação e os moinhos de água adicionam movimento.

Plantio

Obviamente, o principal elemento do projeto da paisagem são as plantas. Eles precisam ser selecionados para que se complementem perfeitamente. É importante lembrar a moderação e não "deslumbrar". A abundância de flores e plantas em uma área compacta sempre parece ridícula.

Ao planejar plantações, não se esqueça de levar em consideração a sazonalidade e a taxa de crescimento. A paisagem do território pode ser dividida nos seguintes grupos:

  • plantar arbustos e árvores;

  • o design de canteiros e canteiros (certifique-se de combinar plantas perenes e plantas anuais);


  • arranjo de colinas alpinas;

  • decoração de gazebos e lagoas com plantas e flores.

Sem belos cantos verdes, o design da paisagem é simplesmente impossível. Eles dão personalidade, aparência, servem como um excelente meio de zoneamento e criando a integridade da percepção do site.

Caminhos de jardim

Caminhos e caminhos não apenas servem como um elemento funcional, mas também como uma decoração atraente para o seu site, eles criam uma sensação de grafismo, ordem. Na maioria das vezes eles são feitos com pedra natural, lajes de pavimentação, cascalho ou seixos. Atenção especial deve ser dada às bordas - vegetação e bordas. Os caminhos levam a várias extensões, um reservatório, um mirante, canteiros de flores, criando o efeito da integridade do local.

Esgrima

No projeto paisagístico, a esgrima é usada para um zoneamento claro do território. Com a ajuda deles, você pode vencer idéias de maneira interessante com plantações. Esgrima particularmente comum nos chalés com uma área de lazer e um jardim, eles são práticos e eficazes para separar um do outro. Tais lancis podem ser de madeira, pedra ou vegetação (por exemplo, de arbustos baixos). Construções leves e translúcidas que não ocupam espaço e transmitem luz também ficam ótimas.

Elementos decorativos

Para dar ao site individualidade e charme especial, a decoração ajudará:

Bancos - um elemento funcional no site, que deve estar em harmonia com o estilo geral de seu design.

Esculturas de jardim - dependendo da natureza do jardim, elas podem ser representadas na forma de figuras de animais, heróis interessantes, estátuas no estilo gótico ou antigo e decorar mandris, caminhos, lagoas.

Vasos - produtos de mármore com flores plantadas ou taças envelhecidas ficarão muito bonitas no jardim.

Iluminação

Com a ajuda da iluminação, você pode enfatizar os elementos espetaculares do design da paisagem à noite. Pode ser luzes de parede no gazebo, varanda ou luzes altas ao longo dos caminhos. Luzes brilhantes parecem incríveis no solo, preenchendo a área com uma misteriosa atmosfera mágica.

Técnicas visuais

Alguns truques ajudarão a expandir visualmente o jardim:

  • muro de contenção, disposto em arco;
  • gramados arredondados;

  • grupos de arbustos;

  • caminhos ornamentados;

  • a recepção de cores - em primeiro plano, planta plantas de tons mais claros, ao fundo - mais escuras. Assim, a casa de verão ganhará profundidade e volume.

Soluções estilísticas populares

Estilo inglês. É caracterizada por elegantes linhas fluidas, a paisagem mais natural. O plantio de flores e plantas é longo, geralmente na forma de gramados, canteiros de flores luxuriantes e árvores espalhadas. No estilo inglês da paisagem, não há simetrias estritas - os caminhos devem circular e o relevo muda bastante. De maneira mais harmoniosa, esse estilo se parece com o design de seções grandes.

Estilo mediterrâneo. Aqui, o elemento principal do jardim é um pátio com elementos de ferro forjado, móveis de vime, têxteis simples, possivelmente com vasos bonitos, um cache-pot ou cerâmica. Certamente há um caramanchão entrelaçado de hera. Todos os tipos de detalhes no estilo antigo também são relevantes aqui: estátuas, colunas, fontes.

Estilo japonês. Uma característica marcante é o minimalismo. Presença obrigatória de um reservatório, pedras grandes, plantas verdes sem flores. Também típicos para o estilo japonês são arbustos e coníferas anões, caminhos de cascalho, luz de fundo. Esta solução é ideal para pequenas áreas.

Estilo chinês. Aqui, o projeto paisagístico é baseado nos princípios do feng shui - a unidade de diferentes elementos, a colocação próxima de todos os elementos em torno de um ponto central. Certifique-se de ter um reservatório próximo ao qual belas pedras estão localizadas. Um caramanchão em forma de pagode, caminhos de escada, pontes e flores brilhantes, gramados de musgo - tudo isso parecerá muito organicamente no design da paisagem no estilo chinês.

Não é necessário seguir nenhum estilo unificado, é importante transmitir a natureza do site e realizar corretamente suas idéias e fantasias. Só assim o descanso no país trará o máximo prazer, inspiração e conforto.

Deixe O Seu Comentário