Transportes públicos em Copenhague - metrô, ônibus, trens

Copenhague é a capital e o destino turístico mais popular da Dinamarca. Esta cidade é famosa pelo melhor sistema de transporte público do país, que inclui ônibus, uma rede de ferrovias e o metrô. O metrô de Copenhague é o verdadeiro orgulho da Dinamarca, da Europa e de todo o mundo como um todo, o que confirma seu título de melhor metrô do mundo.

Que tipo de transporte é o mais conveniente e benéfico para os turistas? Quanto custam os ingressos e onde posso comprá-los? Qual cartão de viagem é melhor comprar se você vier a Copenhague por alguns dias? As respostas para essas e muitas outras perguntas estão em nosso artigo.

Metro

A história

O primeiro e único metrô de toda a Dinamarca foi inaugurado em 2002, 10 anos após o parlamento aprovar a decisão relevante. De acordo com o projeto aprovado, o metrô se tornaria o meio de transporte mais rápido e seguro para os moradores de uma grande capital. Utilizando uma abordagem inovadora, os dinamarqueses se tornaram os proprietários do primeiro subterrâneo totalmente automatizado do mundo.

Em 2009, o metrô de Copenhague conquistou o primeiro lugar na indicação de Melhor Metro do Mundo; além disso, por mais de 10 anos, foi considerado o melhor de toda a Europa. Inspeções e estudos regulares mostram que o metrô dinamarquês é notável por sua operação estável, classificações positivas de passageiros e um alto nível de segurança.

As estatísticas dizem! Mais de 50 milhões de pessoas usam os serviços do metrô de Copenhague todos os anos, cerca de 140.000 pessoas o utilizam diariamente. Mais de 15% deles são turistas.

Mapa do metro de Copenhaga

Até o momento, 22 estações foram abertas em Copenhague, localizadas em duas linhas:

  • Os trens circulam pela linha verde (M1) de Vanløse, localizado no centro da cidade, até Vestamager, uma estação no subúrbio de Ørestad, e vice-versa. O percurso tem 13,1 km de extensão, com apenas 15 paradas.
  • As estações terminais da linha amarela (M2) são as mesmas Vanløse e Lufthavnen, localizadas no Terminal 3 do aeroporto da capital. Comprimento - 14,2 km, 16 paradas. O comprimento total de ambas as rotas é de 21 quilômetros, uma vez que M1 e M2 têm várias estações comuns.

Turista, não se engane! Apesar do mesmo nome, a estação Kastrup não está localizada no aeroporto Kastrup.

Em 2018, ramos azuis e laranja serão adicionados ao mapa do metrô de Copenhague. O primeiro percorrerá toda a cidade ao longo do anel viário, o segundo - conecte a capital a dois subúrbios e vá da estação Köbenhounes-Hovedbanegor até a parada de Nerrebro.

Horário de trabalho

Inicialmente, o metropolitano trabalhava das 05:00 às 01:00 durante a semana e 24 horas por dia nos fins de semana. Em 2009, o horário de transporte mudou, fazendo de Copenhague uma das primeiras cidades da Europa, onde o metrô opera continuamente 24 horas por dia.

Nota! Os trens no metrô dinamarquês viajam de 2 (na hora do rush) a 10 a 20 minutos (à noite).

Segurança

Como já mencionado, o metrô de Copenhague possui um alto nível de segurança, graças à automação completa do trabalho. Não há motoristas nos trens locais, eles são controlados por um sistema que controla claramente a velocidade, o tempo de frenagem e a distância entre os trens. Além das trocas telefônicas automáticas (Controle Automático de Trens), o trabalho do metrô é regulado por um sistema que controla o fornecimento de energia e a segurança dos trens, além de tudo o que acontece dentro dos vagões usando câmeras.

Interessante saber! Não muito longe de Copenhague está o Centro de Gerenciamento e Manutenção do Metrô, onde os trens são testados e revisados. É nesse local que a operação ininterrupta do metrô é monitorada e as decisões são tomadas em situações de emergência.

As portas dos carros são controladas pelo subsistema ATO. Eles são equipados com sensores especiais que interrompem o processo de fechamento assim que quaisquer obstáculos são detectados.

Outro aspecto que aumenta a segurança no metrô de Copenhague é o uso de materiais não combustíveis ou materiais não combustíveis que não emitem toxinas quando inflamados na fabricação de composições. Todas as estações têm esquemas de evacuação e extintores de incêndio. A cada dois meses, o metrô passa por uma verificação preventiva.

Tarifas

O transporte público em Copenhague possui um sistema de pagamento de tarifa única; portanto, quando você compra uma passagem de metrô, também pode usar ônibus e trens nesta área. Você pode comprar um ingresso em máquinas especiais instaladas em cada estação (aceite coroas e cartões dinamarqueses dos principais bancos) ou on-line no site oficial do estado - intl.m.dk/#!/.

A tarifa do metrô de Copenhague começa em DKK 24 para um adulto e varia, dependendo da rota, duração e tipo de ingresso.

A cidade é dividida em várias zonas, se o seu percurso passar por duas delas, você precisará pagar 24 DKK, se depois das três - 36 DKK. Os turistas, como parte de um exame das principais atrações de Copenhague, são mais adequados para o primeiro tipo de ingresso. É importante levar em consideração a razão entre o horário e a rota da viagem para escolher o cartão de viagem mais vantajoso.

Lembre-se! Os ingressos para 2-3 zonas são válidos por uma hora, por 4-6 a 90 minutos, por todas - 2 horas. Durante esse período, você pode levantar-se e transportar-se várias vezes. A última viagem deve começar pelo menos um minuto antes do final do cartão de viagem.

O que os turistas precisam saber antes de viajar
  • Multa por viagem em transporte sem bilhete - 750 DKK;
  • Crianças menores de 16 anos têm 50% de desconto na compra de cartões de viagem;
  • Cada adulto pode gastar gratuitamente com ele dois filhos menores de 12 anos;
  • Bilhetes separados devem ser adquiridos para cães (exceto cães-guia e colocados em uma bolsa de mão) e bicicletas. Se, na opinião da equipe do metrô, você interferir com outras pessoas, será solicitado que você interrompa a viagem. Os cães não podem ser transportados na cabeça e na cauda do trem do metrô - essa é a zona de alergia. Durante o horário de pico, as bicicletas são proibidas.

City Rail

S-tog

Outro tipo de transporte que conecta Copenhague e seus subúrbios são os trens, que são de três tipos:

  1. Regional Eles alcançam os maiores subúrbios de Elsinore e Roskilde, bem como o terminal do aeroporto da capital. O intervalo de viagem é de 10 a 40 minutos, funciona das 5h à metade da primeira noite durante a semana, 24 horas por dia.
  2. Trens S-tog. A maneira mais conveniente para os turistas chegarem do centro de Copenhague aos subúrbios. Eles operam em intervalos de 5 a 30 minutos ao mesmo tempo que os trens regionais. Os ramos são chamados de letras do alfabeto latino, cada rota termina em um subúrbio específico. Os bilhetes S-tog são iguais aos bilhetes de metrô.
  3. Lokalbaner
  4. Lokalbaner. Os chamados trens locais conectam a capital aos subúrbios remotos. Na Grande Copenhague, você pode usar cartões de viagem padrão. A programação varia ao longo do dia, mais detalhes podem ser encontrados no site oficial - www.lokaltog.dk (em dinamarquês).

Ônibus

A maior operadora de Copenhague é a operadora Movia. Seus microônibus podem ser reconhecidos graças ao número e à cor amarela brilhante em que os carros e os locais de suas paradas são pintados. Eles trabalham das 6h à meia-noite, a tarifa é a mesma do metrô. Um intervalo entre os ônibus é de 5 a 7 minutos.

À noite, os turistas podem usar os serviços de ônibus noturnos marcados com a letra N (por exemplo, 65N). Eles percorrem a cidade de uma da manhã até as cinco da manhã, suas paradas são pintadas de cinza. As rotas noturnas são pagas a taxas padrão, o intervalo entre carros é de 15 a 20 minutos.

Além disso, há ônibus com uma faixa vermelha em Copenhague cujos números de rota são acompanhados pela letra A (por exemplo, 78A). Eles conectam os locais mais visitados no centro da cidade e transportam o maior número de pessoas diariamente, em comparação com outros modos de transporte. Chegue à estação a cada 2-5 minutos.

O tipo de transporte mais desnecessário para turistas em Copenhague são os microônibus com faixa azul e números como o 330S. Estes são os chamados ônibus expressos que vão diretamente para os subúrbios e praticamente não param na capital.

Importante! A Estação Rodoviária Central de Copenhague está localizada na Town Hall Square. A partir daqui, você pode chegar a qualquer lugar da cidade.

Viagem Especial

City pass

O City Pass permite que você use todos os transportes públicos em Copenhague um número ilimitado de vezes durante um certo período de tempo. É perfeito para turistas que desejam visitar muitos lugares em diferentes partes da cidade dentro de 2-5 dias.

O custo do City Pass varia de acordo com o horário em que você compra um bilhete: 24 horas - 80 DKK, 48 horas - 150 DKK, 72 horas - 200 DKK, 120 horas - 300 DKK. Cada adulto pode levar duas crianças menores de 12 anos de graça, passageiros de 12 a 16 anos recebem um desconto na compra de 50%. Existem duas maneiras de comprar o City Pass:

  • No site oficial shop.dinoffentligetransport.dk. Assim que você reservar um passe, um SMS com o código do City Pass será enviado para o seu telefone celular, que abrirá o acesso gratuito a todos os tipos de transporte público. Não se esqueça de carregar o telefone para apresentar sua passagem eletrônica, se necessário.
  • Em pontos de venda especializados. Em toda a cidade existem mais de 20 bandejas, e seu endereço exato pode ser encontrado no site www.citypass.dk.

Importante! O ingresso não entra em vigor a partir do momento da compra, mas a partir do momento que você especificou (se comprou online) ou imediatamente após o primeiro uso.

Compare preços de acomodação usando este formulárioCartão de Copenhaga

O bilhete de viagem mais favorável para turistas ativos é o Mapa de Copenhague. Se você não quiser pensar em passagens de metrô ou ônibus, em filas na entrada do museu e outras atrações, o CC é exatamente o que você precisa.

O Copenhagen Card tem as seguintes vantagens:

  • Uso gratuito de todos os tipos de transporte público na área da Grande Copenhague (1-99 zonas);
  • Acesso gratuito a mais de 80 locais de interesse dos turistas, incluindo os melhores museus do mundo e castelos antigos da Dinamarca;
  • Até 20% de desconto em cafés e restaurantes em Copenhague;
  • Livro-guia gratuito sobre a cidade, contando todos os pontos turísticos e locais que valem a pena ser visitados por todos os turistas;
  • A oportunidade de usar os benefícios do cartão não apenas para si, mas também para seus dois filhos com menos de 9 anos, inclusive sem nenhum custo adicional;

O custo do Copenhagen Card começa em 54 euros por dia e sobe para 121 euros por 5 dias. Você pode solicitar um ingresso e descobrir os preços exatos no site oficial de um representante da copenhagencard.com.

Importante! CC é válido apenas para uma pessoa!

Para usar o transporte público ou ir ao museu, mostre seu cartão na entrada para que os funcionários possam digitalizá-lo. Também deve ser apresentado aos controladores do metrô ou dos ônibus, para evitar multas aos passageiros clandestinos.

O cartão é válido por um certo período de tempo a partir do momento do primeiro uso. Observe que antes de pegar um metrô / trem / ônibus pela primeira vez ou entrar em um museu / café, você deve usar uma caneta para escrever a data de início no campo indicado do seu CC.

Precisa saber! Mapa de Copenhague permite que os turistas visitem todas as principais atrações, mas apenas uma vez. Para cada entrada subsequente, você terá que pagar o custo total do bilhete.

Os preços na página são para maio de 2018.

Transporte Copenhague - uma verdadeira atração da Dinamarca. Use-o com frequência para ver o maior número possível de lugares metropolitanos bonitos. Boa viagem!

Como é o melhor metrô da Europa - assista ao vídeo.

Deixe O Seu Comentário