Tudo o mais interessante sobre a planta suculenta peperomy ferreira
Peperomia ferreira é uma planta suculenta, com folhas verdes claras incomuns. Nos cuidados, é despretensioso, por isso é adequado para jardineiros iniciantes.
Peperomia cresce lentamente, ocupa pouco espaço. A forma do arbusto pode ser formada, dando a aparência de uma árvore de bonsai. No artigo, falaremos sobre este interessante habitante verde de peitoris. Vamos dar uma descrição botânica, mostrar muitas fotos desta planta e também contar vários fatos interessantes e importantes para a florista.
Descrição botânica
Peperomia ferreira (Peperomia ferreyrae) pertence à família da pimenta. Os floristas também a chamam de feijão feliz. Refere-se a epífitas suculentas. Na natureza, a peperomia também pode ser litófita, ou seja, crescer em fendas de rochas.
Esta planta tem folhas incomuns de cor verde claro, como se fossem dobradas ao meio e pareçam uma vagem de ervilha jovem. Esta forma evita a evaporação da umidade. As veias das folhas são verde escuro. O caule da peperomia da ferreira é ereto, as folhas crescem sobre ele, formando uma estrela, se vista de cima. Em casa, cresce no máximo 30 cm de altura. O comprimento das folhas atinge 7-8 cm.
Cresce na natureza na América Central e do Sul em florestas subtropicais e tropicais.
Foto
Abaixo você pode ver uma foto da planta de peperomy ferreira:
Como cuidar de uma planta em casa?
- Temperatura Esta é uma planta que adora calor, por isso, se a casa estiver fria no inverno, poderá arruinar a flor. Na primavera e no verão, a temperatura ideal será de + 20-25 ° C. A planta também tolera o calor forte, mas é necessário fechá-la da luz solar direta e removê-la do parapeito da janela em brasa em cima da mesa durante o dia.
- Invernada. Ele pode passar o inverno apenas em uma sala quente; não pode ser realizado em um corredor frio ou em uma varanda. A temperatura do ar pode ser ligeiramente mais baixa do que no verão - de +16 a 18 ° C. A peperomia também precisa ser protegida de correntes de ar, que são especialmente fatais para ela no inverno e no outono.
Atenção! Uma temperatura abaixo de + 16 ° C é crítica, a planta começará a morrer rapidamente.
- Rega. Na primavera e no verão, quando há crescimento ativo, você precisa regar com frequência e abundantemente. Não é necessário que o solo seque 100%, mas ainda é importante garantir que ele esteja bem seco antes da próxima rega.
A rega só pode ser filtrada com água macia. Ele é pré-aquecido um pouco para que fique alguns graus mais quente que a temperatura na sala. Isto é especialmente importante no inverno. Se não houver água, você pode usar água da torneira que ficou em pé por pelo menos 24 horas e está levemente aquecida. Ainda assim, a água excessivamente dura não é recomendada, pois pode levar a doenças de plantas.
No outono e inverno, a frequência da irrigação é reduzida pela metade.
A peperomia tolera melhor a seca do que a rega excessiva, o que leva à rápida deterioração das raízes e à morte da planta. Se as folhas começaram a cair, isso indica uma rega insuficiente.
- A luz Esta é uma planta fotofílica, que se sentirá melhor na janela leste ou oeste. No sul, pode haver excesso de luz solar no verão, por isso é recomendável criar uma sombra com uma cortina ou papel. No verão, você pode colocá-lo em uma mesa, localizada perto da janela. No inverno, especialmente em dezembro com pouca luz do dia, a planta precisa criar iluminação artificial colocando uma lâmpada a meio metro de distância.
- Solo. Deve ser nutritivo, mas solto e leve. O melhor solo para a peperromia é uma mistura de areia, turfa e húmus em proporções iguais. Solo pesado irá bloquear o acesso de oxigênio às raízes, a planta morrerá com isso.
- Top vestir. Se você planta uma planta no solo com a composição acima, ela pode perfeitamente ser feita sem fertilizar. Mas se o solo não for nutritivo, você precisará fertilizar com misturas minerais. Eles podem ser comprados em lojas para cultivadores de flores, apenas misturas especiais para a família Pepper são adequadas. De março a final de novembro, eles se alimentam duas vezes por mês, observando a dosagem indicada na embalagem. No inverno, eles se alimentam uma vez por mês.
- A panela. Peperomia ferreira tem um pequeno sistema radicular, então você precisa escolher um pequeno vaso raso. Muito espaçosa e profunda, a planta será desconfortável, perderá suas propriedades decorativas. Ao transplantar, um novo vaso é selecionado com um diâmetro de apenas 2-3 cm maior que o anterior.
- Transplante
- Prepare uma nova panela e o solo, no fundo é imperativo fazer uma drenagem expandida da argila.
- Pepreromia da panela velha deve ser removida com um pequeno pedaço de terra, as raízes não precisam ser completamente sacudidas.
- Transfira para uma panela nova e cubra com o solo.
- Você não pode aprofundar a base do caule, ele deve ser deixado acima da superfície.
- Molhe um pouco.
- Poda.
- É realizado apenas com a ajuda de tesouras de jardim.
- De cima, remova suavemente os brotos superiores.
- Você pode cortar os brotos laterais, formando uma forma compacta de arbusto.
- Corte todas as folhas murchas ou danificadas.
A poda é necessária para que a planta gaste mais energia na floração e na formação de uma bela forma do arbusto.
Reprodução
Estacas
- Prepare o solo misturando em proporções iguais húmus, turfa e areia.
- Corte uma parte lateral ou superior poderosa da peperomia, na qual existe pelo menos um nó.
- Coloque-o na água para deixar as raízes sairem.
- Depois disso, coloque em uma panela.
- A temperatura na sala não deve ser inferior a + 20 ° C.
- As mudas devem ser regadas em tempo hábil para que a terra não seque.
- Vai criar raízes em um mês.
Sementes
- Prepare uma mistura de areia e solo de folhas em proporções iguais.
- A melhor época para semear é março ou abril.
- As sementes são semeadas em solo úmido e cobertas com filme ou vidro.
- Pelo menos duas vezes por semana, abra a panela para ventilação e pulverize o solo com água filtrada à temperatura ambiente.
- Os brotos são transplantados para outra panela quando possuem duas folhas, a uma distância de 2-3 cm uma da outra.
- A caixa com mudas deve estar em uma sala com temperatura não inferior a + 20 ° C.
- Quando as mudas crescem, elas são plantadas em vasos separados, com um diâmetro de 6-7 cm.
Dividindo o mato
- Se a peperomia cresceu demais, ela pode ser removida da panela com a raiz; não é necessário limpá-la muito bem do solo.
- O arbusto é dividido em 2-3 partes manualmente, a faca não pode ser usada.
- Os arbustos são plantados em vasos separados no solo, adequados para peperomia de adultos e regados.
Floração
Planta peperomia ferreira floresce no verão.
A floração parece muito incomum e difere das flores peperomia de outras espécies.
Os pedúnculos aparecem nas pontas dos ramos da peperomia.
De cada pedúnculo da ferreira peperomia brotam pequenas inflorescências graciosascuja espessura é de aproximadamente 1,5 a 2 milímetros.
Doenças e Pragas
- Folhagem caindo - hipotermia ou falta de água.
- Calcanhar marrom nas folhas - hipotermia ou correntes de ar.
- Folhas apodrecem, escurecem - excesso de rega.
- No ferromio da ferreira, carrapatos, cochonilhas, insetos e nematóides podem parasitar. Eles são combatidos com fungicidas e depois transplantados para um novo solo, previamente calcinado no forno por uma hora.
Plantas semelhantes
- Crassula é perseguição.
- Afilhado
- Stonecrop.
- Haworthia.
- Hatiora.
Peperomia ferreira é uma excelente planta de casa para um apartamento pequeno, não ocupa muito espaço, é despretensiosa. Quando todas as regras de cuidados simples são seguidas, ela se delicia com a beleza e cria aconchego.