Espinhos espetaculares na casa: uma variedade de espécies do gênero Kleistocactus. Qual flor escolher e como lidar com isso?

O Kleistocactus pertence ao gênero de cactos da América do Sul. Há pouco tempo, diversas subespécies de cactos foram incluídas nesse gênero, que antes eram consideradas independentes. Atualmente, Cleistocactus inclui cerca de 50 subespécies de plantas relacionadas à família dos cactos sul-americanos.

Recentemente, esse gênero de cactos se tornou popular como planta de casa.

Descrição botânica

Esta suculenta é considerada uma das mais bonitas entre todos os cactos. O local de nascimento desta planta é considerado a América Latina, onde cresce em condições naturais; nas regiões mais ao norte, o cleistocactus é cultivado em casa.

Suculentas tem o nome latino Cleistocactus, no entanto, veio do grego "cleisto", que significa "fechado", esse tipo de cacto recebeu esse nome devido à peculiaridade de suas flores, que são quase sempre tubos fechados de vários comprimentos.

A planta foi descoberta pela primeira vez em 1861 nas montanhas. Como o gênero possui um grande número de subespécies, os caules dessas subespécies podem ser muito diversos. Pode estar na vertical, alojada e ramificada, mas em forma são todas cilíndricas.

O caule possui nervuras pronunciadas, pequenos espigões de cor branca, cinza ou amarela espalhados aleatoriamente na superfície. O tamanho do cacto depende das espécies, algumas podem atingir 4 metros. Quando cultivadas em ambientes fechados, o tamanho do cacto pegajoso será pequeno.

Espécies

O gênero contém muitas espécies, mas as mais famosas podem ser distinguidas.

Inverno

Consiste em muitos caules amarelos não grossos, mas longos, os espinhos desta espécie têm um tom amarelo esverdeado e as flores são de cor rosa com um meio laranja.

Estúpido

Possui hastes longas e ligeiramente onduladas de cor verde. Nas hastes existem espinhos com vários tons de rosa. As flores vermelhas são relativamente pequenas em tamanho.

Ritter

O caule desta planta é bastante curto, é coberto por um grande número de agulhas brancas. Flores amarelas estão localizadas quase ao redor do perímetro do caule. Devido à sua "fofura" e um grande número de flores, a subespécie é considerada uma das mais decorativas do gênero (leia aqui sobre cactos fofos).

Esmeralda

Os caules desta espécie podem ser eretos ou parcialmente rastejantes. Longos espinhos amarelados são raros. As flores têm uma cor rosa e uma moldura esmeralda na parte superior (para cactos com espinhos e flores rosa, leia aqui).

Strauss

O cacto mais comum de seu tipo, o caule desta espécie é longo e muitas vezes ramificado, agulhas de prata cobrem densamente o caule. As flores Clustocactus Strauss estão disponíveis em todos os tons de vermelho e rosa.

Home Care

  • Iluminação O Kleistocactus precisa de iluminação constante e boa. A planta não tem medo da luz solar direta devido à peculiaridade dos espinhos. Durante a luz solar natural insuficiente (no outono e inverno), as suculentas devem ser periodicamente iluminadas com lâmpadas especiais para plantas.
  • Rega e umidade. Esta planta está totalmente adaptada ao ar seco e à falta de umidade; no entanto, é melhor manter constantemente o solo sob o cacto levemente úmido, pois não pode ser inundado demais, pois existe o risco de apodrecer a planta. Você também pode regar os espinhos dos cactos com água morna para manter a umidade normal e remover a poeira.
  • Temperatura Durante a vigília da planta, é necessário manter condições muito quentes (cerca de + 25 ° C); durante as férias de inverno do cleistocacto, a temperatura ambiente deve ser fria (cerca de + 15 ° C).

    Importante! O Kleistocactus não tolera mudanças repentinas de temperatura, portanto a transição deve ser realizada gradualmente.

  • Solo. O plantio deve ser realizado em uma mistura especial de solo pronta para cactos, ou criar o solo você mesmo misturando turfa, grama, solo foliar e areia grossa do rio na proporção de 1: 2: 2: 4.

    Não devemos esquecer a drenagem, uma vez que o cacto-cola não tolera excesso de umidade, deve ser derramado no vaso com uma camada de vários cm.

  • A panela. Ao plantar esse tipo de cacto, deve-se dar preferência a panelas de barro de tamanho médio. Cada transplante deve ser realizado, escolhendo um vaso 2-3 cm maior.
  • Poda. Podar Kleistocactus não é diferente de podar um cacto comum:

    1. Primeiro, você precisa preparar tudo o que precisa (uma lâmina ou faca afiada, um novo vaso de transplante, solo e drenagem) para uma poda adequada.
    2. Após a preparação, você precisa cortar um pedaço da planta antiga 7-8 cm.
    3. Então é necessário moer o corte na forma de um lápis para que, ao secar a parte superior do cacto, não pareça um funil.
    4. Depois disso, você deve secar o cacto em um recipiente por cerca de uma semana e plantá-lo no solo, o que é adequado para cola de cacto.
  • Transplante

    1. Primeiro você precisa preparar o solo, a drenagem e o vaso 5-7 cm maior que o anterior.
    2. É feito um recesso no solo da nova panela, que se ajustará ao tamanho das raízes do Kleistocactus.
    3. Além disso, com luvas especiais e ferramentas de jardim, o cacto é removido do solo.
    4. Um cacto é colocado em um recesso umedecido do solo, e as raízes precisam ser polvilhadas com terra.
    5. Agora resta apenas umedecer periodicamente o solo.
    Um transplante de uma planta jovem deve ser realizado a cada primavera, depois que o diâmetro do vaso for superior a 15 a 17 cm, o transplante deve ser realizado a cada 2 anos.
  • Top vestir. A alimentação de Kleistokaktusa precisa ser feita a cada 2 semanas com fertilizantes especiais para suculentas; no inverno, o cacto não precisa ser fertilizado.
  • Invernada. O inverno para todos os cactos é um período especial. Para o inverno, o Cleistocactus deve ser removido em local seco, escuro e fresco. A temperatura ideal para o inverno é de + 10 a 12 ° C; nesse momento, a rega deve ser mínima; o principal é que o pedaço de terra não esteja completamente seco.

Características de cuidados ao ar livre

Cultivar Kleistocactus em campo aberto implica cultivá-lo em condições adequadas. Portanto, o cultivo dessa planta suculenta é possível apenas em regiões com clima muito quente e um grande número de dias com luz solar máxima. Na Rússia, o crescimento de cactos é possível apenas em um pequeno número de regiões do sul. O cacto deve ter luz solar, nutrientes e umidade suficientes, sem excesso. Isso significa que é necessário monitorar constantemente o solo e, se necessário, umedecer e fertilizar.

Propagação por sementes e processos laterais

Para propagar sementes de cactos, você precisa:

  1. Prepare as sementes pré-embebendo-as em água.
  2. Prepare o solo e a panela com base nas dicas anteriores.
  3. Plante as sementes em solo úmido e coloque a panela em um local ensolarado.
  4. Aguarde o surgimento de mudas e, depois que a planta suculenta crescer, ela deverá ser transplantada para a panela cada vez mais.

Ao criar processos laterais de Kleistocactus, é necessário:

  1. Primeiro, você precisa escolher as "crianças" mais fortes e saudáveis ​​e separá-las cuidadosamente da planta mãe.
  2. Então eles precisam ser secos, bem como durante a poda.
  3. Você precisa preparar uma panela com tamanho adequado, despejar a drenagem e o solo para suculentas.
  4. Depois de ter plantado o processo lateral no solo, ele deve ser amarrado ao suporte para que seja enraizado corretamente.
  5. O solo deve ser umedecido o tempo todo, quando a parte aérea se enraíza e cresce, você precisa começar a se alimentar.
  6. A filmagem também precisa ser constantemente transplantada para uma panela maior.

Floração

Cleistocactus começa a florescer depois que a planta amadurece e atingiu um comprimento de cerca de meio metro. Os botões crescem longos e muito brilhantes, geralmente têm uma cor rosa com um top branco. A flor é apenas parcialmente revelada, mas isso não impede que ela seja muito bonita.

Doenças e Pragas

Como resultado de cuidados inadequados ou condições precárias, vários tipos de podridão podem aparecer no cacto. O caule doente deve ser imediatamente separado do resto, caso contrário, ameaça a morte completa da planta. Um cochonilha ou ácaro da aranha também pode se instalar no Kleistokaktus. A luta contra eles deve ser realizada usando ferramentas especiais que são vendidas em lojas de flores e jardins.

Suculentas semelhantes

Plantas semelhantes ao Kleistocactus incluem um grande número de suculentas diferentes, entre as quais:

  • Aporocactus - cactos rastejantes com flores chiques.
  • Mammillaria - um cacto é esférico, ligeiramente alongado para cima, com flores rosa.
  • Clareamento de Trichocereus - um cacto colunar com flores brancas (sobre trichocereus mais informações aqui).
  • Cereus - um cacto com uma ou várias hastes em pé; flores zigomórficas estão localizadas nas hastes.
  • Echinopsis - um cacto, cuja haste é retirada com o tempo de um esférico, as flores estão localizadas no topo do cacto.

Conclusão

Cleistocactus é uma boa opção de planta interna. Esta suculenta não é muito extravagante e resistente a muitas doenças e pragas.

Deixe O Seu Comentário