Quais são as diferenças entre ripsalidopsis e Schlumbergera e como essas plantas ficam na foto?

Nem todos os cactos têm espinhos. Existem entre eles os frondosos, chamados suculentas. São sansevieria, garota gorda, zigocactus (Schlumbergera) e ripsalidopsis. Eles podem ser encontrados em quase todas as casas, porque, por suas qualidades, são populares entre os cultivadores de cactos. As mais bonitas estão florescendo - Schlumbergera e Ripsalidopsis, que geralmente são confusas. Neste artigo, descobriremos por que essas duas plantas estão confusas, sobre as diferenças entre ripsalidopsis e Schlumbergera, sobre as qualidades gerais de duas suculentas, sobre como cuidar de plantas e também olhar as fotos de cada flor.

Por que essas duas plantas estão confusas?

Schlumberger e ripsalidopsis são frequentemente confusos, embora estejam relacionados a diferentes tipos de suculentas. Ambas as plantas são nativas das florestas tropicais da América Latina e, aparentemente, dificilmente podem ser distinguidas uma da outra. Folhas com pequenos segmentos de até 2 cm de comprimento formam um pequeno arbusto. Flores vermelhas e rosa florescem nas extremidades dos galhos.

Ambas as suculentas são chamadas de cactos epifíticos, pois na natureza vivem nos galhos das árvores, usando-as como suporte.

Qual é a diferença entre o dezembrista e seu parente imaginário?

Nome, pátria do crescimento e história da descoberta

Em 1958, Charles Lehmer um dos gêneros de cactos foi nomeado Schlumberger em homenagem ao coletor de cactos da França Frederick Schlumberger. Esta planta também tem nomes como zygocactus e Decembrist.

Em fontes modernas, o gênero Ripsalidopsis não existe e é considerado uma subespécie do gênero Hathior (leia mais sobre as variedades populares Ripsalidopsis aqui). Este gênero recebeu esse nome em homenagem ao viajante Thomas Herriot - um dos primeiros exploradores da América Latina e o nome da planta é um anagrama de seu sobrenome.

Ajuda! Na literatura, ainda existe uma definição de flor como Hator Hartner ou Ripsalidopsis Gartner.

Mas o local de nascimento do crescimento em ambas as plantas coincide - essas são as florestas tropicais da América Latina. No entanto, Schlumbergera é um nativo do sudeste do Brasil, e a ripsalidopsis é encontrada não apenas no sudeste, mas também na parte central do continente.

Aparência na foto

As hastes dessas suculentas parecem muito semelhantes apenas à primeira vista, na verdade elas diferem umas das outras. Em Schlumbergera, segmentos com dentículos afiados ao longo das bordas e em Ripsalidopsis, segmentos com bordas arredondadase alguns com bordas avermelhadas.

Flores nas plantas também são diferentes. O dezembrista tem as flores em forma de tubos, com pétalas girando para trás e corolas levemente chanfradas. O ovo da páscoa produz estrelas-broto que têm a forma correta com um nimbus simétrico e, ao contrário das flores do dezembrista, exalam um aroma leve (você pode descobrir como Ripsalidopsis floresce e por que razões floresce aqui).

E assim essas duas flores ficam na foto.

Schlumbergera:

Ripsalidopsis:

Floração

O tempo de floração pode ser avaliado pelos nomes dessas plantas. Rozhdestvennik (Schlumbergera) floresce no inverno - em dezembro-janeiro. E o ovo da Páscoa (ripsalidopsis) produz lindas flores na primavera - para a Páscoa. No dezembrista, os botões são depositados e crescem do topo dos segmentos extremos. E no ovo da Páscoa eles crescem não apenas dos topos, mas também dos segmentos laterais.

Cuidado

O cuidado com a planta é idêntico, diferindo apenas pelo fato de operações similares serem realizadas em diferentes épocas do ano.

Durante o período de floração, a ripsalidopsis adora regar com frequência e pulverizar diariamente ou limpar os segmentos com água morna, mas antes que os botões apareçam. Reduzem a frequência da rega e não alimentam a planta apenas durante o período de latência (de outubro a fevereiro). De fevereiro a março, pouco antes de colocar os brotos, o curativo é realizado 1-2 vezes por mês e a rega é aumentada. Para o preparo de raízes e foliares, são utilizados fertilizantes prontos para cactos contendo nitrogênio e húmus.

Atenção! Você não pode usar fertilizantes orgânicos para alimentar a Páscoa.

A Schlumberger é alimentada durante toda a temporada com vários fertilizantes minerais, dependendo do período de desenvolvimento. No período de crescimento intensivo (primavera-outono), o dezembrista pode ser mimado com fertilizantes complexos sem conteúdo de nitrogênio.

Para saber mais sobre como cuidar da ripsalidopsis em casa e no exterior, clique aqui.

O que é comum?

Há momentos em que os "gostos" de ripsalidopsis e Schlumberger coincidem:

  • ambas as plantas não gostam da luz solar direta;
  • prefira rega abundante (mas sem estagnação da água na panela);
  • amo solo respirável levemente ácido;
  • durante o período de brotamento, as suculentas não devem ser movidas e colocadas perto de radiadores.

O que não pode ser feito com as duas plantas durante a floração?

Você não pode tocar e reorganizar de um lugar para outro, e também para desdobrar uma panela com uma planta. Tanto a Schlumbergera quanto a Ripsalidopsis são muito sensíveis a mudanças na direção da iluminação. Sob qualquer estresse, as plantas podem perder brotos ou flores já desabrochando. Durante a floração, as suculentas devem ser alimentadas com misturas para plantas com flores.

Tabela de comparação

TirosFloresPeríodo de descansoPeríodo de floraçãoPeríodo de crescimento ativo
Schlumbergerasegmentos com dentes afiados ao longo das bordasformato de tubo, alongado, chanfradoSetembro-novembro, fevereiro-marçonovembro-janeiroMarço-setembro
Ripsalidopsissegmentos com arestas arredondadascamomila em forma de estrelasetembro-janeiromarço maioJunho a agosto

Vídeo útil

Para não confundir mais Schlumberger e Ripsalidopsis, assista ao vídeo:

Conclusão

Somente determinando exatamente qual flor vive na casa - ripsalidopsis ou Schlumberger, ele pode criar condições ideais para o crescimento, desenvolvimento e postura de botões e esperar pelo magnífico e brilhante florescimento que decorará qualquer casa.

Deixe O Seu Comentário