Cuidar de gerberas domésticas em vasos e métodos de ressuscitação de plantas

O Gerbera é uma flor despretensiosa de cores brilhantes. Muitas vezes, essa planta é cultivada em estufas para criar buquês e também cresce em canteiros de flores como planta de jardim.

No entanto, esta flor também se sente bem em uma panela, na sala de estar. O Gerbera se distingue por uma maior capacidade de se reproduzir e fácil adaptação a novas condições.

O preço de uma planta começa em 300 rublos e atinge a marca de 2000 rublos.

Descrição do produto

O Gerbera é uma planta herbácea perene da família Astra. Também chamado margarida transvaal. Os representantes selvagens desta espécie de planta crescem em:

  • Da Ásia.
  • África do Sul
  • Na ilha de Madagascar.

As folhas de gerbera são grandes, de cor verde clara, crescem em caules curtos coletados em uma roseta. Os pedúnculos estão localizados em hastes poderosas separadas e dão uma flor cada. As flores de diâmetro atingem 5 a 12 cm, dependendo da variedade. Eles se parecem com flores de camomila. A cor é brilhante, todos os tipos de tons de amarelo, vermelho e rosa.

Foto

Fotos de gerberas podem ser encontradas em mais detalhes aqui.

Modo de temperatura

Ao contrário dos parentes cultivados no jardim, gerbera em vaso pode florescer por vários anos, contanto que ela receba o período correto de descanso (sobre quando e quantas gerberas florescem e por que não florescem, leia aqui e, a partir deste artigo, você aprenderá sobre os recursos de crescer e cuidar de uma flor da sala). Após a floração, aproximadamente no início de novembro, um pote de gerbera é transferido para uma sala fria e sombreada, cuja temperatura é de 16 a 18 graus.

Atenção! O resfriamento não deve ser permitido abaixo de 12 graus, pois isso pode levar a hipotermia severa da flor.

A rega é gradualmente reduzida, mantendo o solo um pouco úmido. A partir de meados de fevereiro, as gerberas retornam às condições normais.

Escolhendo um lugar na casa

Gerbera refere-se a plantas fotófilas. A intensidade e a duração da floração dependem diretamente da iluminação adequada. desta planta. É melhor colocar a panela em um local onde a flor seja fornecida com luz difusa. Evite luz solar direta, especialmente no verão.

É igualmente importante fornecer ar fresco à gerbera - a sala deve ser ventilada regularmente e, em clima quente, você pode mover a flor para uma varanda ou varanda.

Regras de rega e pulverização

O solo na panela deve ser mantido em um estado moderadamente úmido. O excesso de umidade para as gerberas não é menos perigoso que a falta. A água para irrigação pré-sedimentou por pelo menos um dia e sua temperatura deve ser de aproximadamente 20 graus. A rega é realizada ao longo da borda da panela ou através da panela.

Após 30 minutos, a água restante da panela deve ser drenada para evitar a estagnação da umidade. Em nenhum caso a água deve entrar na saída das folhas, isso pode causar doenças das flores. Também é importante garantir que as raízes das gerberas não entrem em contato com a água na panela. Para hidratação adicional, pode ser realizada a pulverização diária da área ao redor da planta.

Ele mesmo não é recomendado borrifar a flor para evitar que gotas caiam nas folhas da planta. Para o mesmo objetivo, você pode usar um umidificador especial ou colocar bandejas com musgo e seixos molhados nas proximidades.

Poda e beliscão

A poda e modelagem de folhas de Gerbera geralmente são realizadas apenas para representantes de jardins. As amostras domésticas não precisam desse procedimento, basta cuidar do solo.

Ajuda Flores e folhas murchas são quebradas juntamente com o caule na base. Cortar flores com uma faca não é recomendado.

Como cuidar do solo?

O solo na panela deve ter uma acidez fraca. Recomenda-se o uso de um substrato preparado a partir de duas partes de solo frondoso, uma parte de turfa e uma parte de areia. Flores jovens em crescimento ativo precisam de um transplante anual. O diâmetro da nova panela deve ser 2-3 cm maior que o anterior.

Não é recomendável transplantar uma gerbera em um vaso de grandes dimensões, nesse caso, a planta pode não florescer por muito tempo. O transplante durante a floração é extremamente contra-indicado. Mesmo que a planta tenha sido comprada em uma loja, é melhor esperar até o período de floração e dormência.

O Gerbera contraindicou adubo e húmus. Durante o estágio de crescimento e acúmulo de massa verde, recomenda-se uma alimentação complexa com alto teor de nitrogênio. Alguns jardineiros usam uma solução mais fraca do que a indicada na embalagem, porque o excesso de fertilizante é prejudicial à flor. Durante a floração, a gerbera é alimentada com fertilizantes à base de potássio, cuja concentração também deve ser mínima.

Doenças e Pragas

Em geral, a gerbera interna é bastante resistente a doenças e pragas, no entanto, distúrbios nos cuidados podem provocar o aparecimento de alguns problemas:

  1. Murcha e amarelecimento das folhas geralmente um sinal da aparência de um ácaro. Esta praga aparece em salas com ar excessivamente seco.

    Plantas com solo seco também podem ser atacadas. Para combater, a gerbera é tratada com uma solução de sabão ou inseticidas, por exemplo, Fitoverm.

  2. Placa branca nas folhas indica a derrota da flor pelo oídio. Esta doença ocorre como resultado de uma queda acentuada de temperatura na sala, molhando com água muito fria ou devido a um excesso de nitrogênio no solo.

    A planta afetada deve ser isolada de outras flores e limpar imediatamente as folhas saudáveis ​​da placa, e murcha - removida.

    Para uma nota. A flor é tratada com uma solução de permanganato de potássio ou vitríolo por uma semana.
  3. Secagem de folhas ocorre com o fusarium. Para o tratamento, use uma solução fraca de manganês, que regou a flor, evitando o contato com as folhas. Graças a isso, o solo é desinfetado.
  4. Alongamento de folhas indica falta de luz, mas também pode ser um sinal de aclimatação. Se há muito tempo a flor cresce dentro de casa, é necessário fornecer uma fonte de luz adicional. Se a gerbera for adquirida recentemente, não são necessárias medidas especiais, basta deixar a flor se adaptar a novas condições.
  5. Wilting, nanismo observado em violação do regime de irrigação. Se a terra na panela estiver seca, é necessário estabelecer rega regular. Se o solo estiver excessivamente encharcado, é necessário remover imediatamente a flor com um pedaço de terra e colocá-la em várias camadas de jornal. Se necessário, troque os jornais 2-3 vezes. O papel absorverá o excesso de água e ajudará a evitar fungos ou podridão.

Leia mais sobre as doenças e pragas da gerbera interna, bem como os métodos para lidar com elas, leia aqui.

É possível reanimar uma planta moribunda?

Se o gerbera for severamente afetado por uma doença ou pragas, e mesmo após o tratamento estar em um estado deplorável, é necessário um transplante de emergência em solo fresco e saudável. Para isso, é necessário preparar o substrato, uma nova panela e drenagem com antecedência.

  1. Todas as folhas e flores doentes e desbotadas são removidas da planta, é realizada uma rega abundante, após o que a flor é deixada por algum tempo.
  2. Enquanto isso, você pode preparar o contêiner para o pouso. O vaso em que se planeja plantar uma flor deve ser lavado. No fundo, é colocada uma camada de 3-5 cm de drenagem - argila expandida ou seixos. Uma pequena camada de substrato é derramada por cima.
  3. Quando o solo na panela velha é saturado com umidade, a planta é removida e as raízes são limpas do coma de terra. As raízes secas e podres são removidas, as demais são tratadas com carvão moído, prestando atenção especial aos pontos de corte dos processos afetados.
  4. A planta é colocada em uma panela nova e polvilhada com substrato fresco, para que a roseta folhosa fique na superfície. Após o desembarque, a água macia à temperatura ambiente é irrigada. Para acelerar a recuperação na água para irrigação, você pode adicionar um estimulante, por exemplo, Epin.
  5. Após o transplante, é importante observar o regime de irrigação e alimentar a flor com uma pequena quantidade de fertilizantes minerais com teor de ferro.

Vídeo útil

Crescendo e cuidando de gerbera em casa:

Conclusão

Uma flor tropical brilhante pode se tornar não apenas um componente brilhante de um buquê ou canteiro, mas também uma maravilhosa decoração do interior, crescendo em uma panela. Em ordem para que a gerbera floresça por mais tempo, você deve seguir claramente as instruções e forneça à planta os cuidados necessários.

Deixe O Seu Comentário